quarta-feira, 16 de julho de 2008

PADRE ABÍLIO BARBOSA | 25 ANOS DE SACERDÓCIO


Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Abílio Barbosa


Foi em clima de grande festividade que se comemoraram, no passado Domingo, dia 13 de Julho, as Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Abílio Barbosa.

Numa organização conjunta das Paróquias de Santa Maria de Airães, Santa Marinha da Pedreira e São Jorge de Várzea, a Igreja de Várzea engalanou-se de flores para comemorar esta sacerdotal efeméride e celebrar uma Missa de Louvor e Acção de Graças.

Calcorreando um Tapete de Flores e envolta em pombas, a Procissão Solene de Entrada marcou o início de uma participada cerimónia, centrada na simbologia da semente que caiu à terra e deu bom fruto.

O Padre Abílio Barbosa teceu breves comentários ao seu percurso sacerdotal e renovou os votos de manter os trilhos de fidelidade à Igreja, agradecendo a Deus as alegrias e desventuras destes 25 anos de serviço a Cristo e à sua Doutrina.

Após uma breve projecção fotobiográfica, foi ofertada uma pintura, de autoria de Emília Sá Pereira, intitulada “Um Cristo segundo Gaugin”, num gesto comunitário das três Paróquias.

Após um comovido agradecimento pelo tributo prestado e pelas presenças registadas, seguiu-se um Almoço de Confraternização, onde paroquianos, amigos e outros sacerdotes se juntaram em animado convívio

Relembre-se que o Padre Abílio Barbosa tem desenvolvido importante obra paroquial, social e cultural, nestes seus 25 anos de sacerdócio, quase todos vividos em Felgueiras, em especial nas paróquias da Pedreira e de Várzea (desde Janeiro de 1984), a que muito recentemente se juntou a paróquia de Airães.

Num passado recente teve também a responsabilidade da paroquialidade das freguesias de Rande, Sernande e Refontoura.

Toda a sua acção pastoral, pontuada por significativas melhorias de condições de infra-estruturas paroquiais, tem, contudo, como principal timbre, a preocupação de alicerçar e reforçar as vivências comunitárias em Igreja, numa contínua inquietação por um crescimento em comunhão dos seus paroquianos, sedimentado numa entrega devota à Fé.


1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns ao sr. Padre Abilio, e que por muitos anos ainda esteja á frente da nossa paróquia de Várzea, para ele, um grande bem-haja! Pelo seu trabalho e dedicação, e pela sua forma de motivação a todos nós, seus paroquianos, no âmbito de viver em Comunidade.