quinta-feira, 29 de maio de 2008

IGREJA DE RANDE REABRE AO CULTO NO PRÓXIMO DOMINGO | 1 DE JUNHO

Obras de restauro concluídas

A reabertura da Igreja de S. Tiago de Rande será assinalada já no próximo domingo, 1 de Junho, com a celebração dominical no horário normal (9h30), sendo esta, uma abertura singela para que toda a comunidade possa ver todas as obras efectuadas.

Já no dia 8 (Domingo), numa solene celebração eucarística presidida pelo Bispo da Diocese do Porto, D. Manuel Clemente, decorrerá a bênção, bem como, o crisma de cerca de 40 jovens que fizeram caminhada de 11 anos de catequese, vindos das três paroquias do Padre Manuel Joaquim, Rande, Sernande e Idães.

Esta empreitada na Igreja de Rande, passou pela reabilitação integral das paredes interiores, com a recuperação e tratamento da pedra, a colocação de um novo piso e pela recuperação de toda a instalação eléctrica.

Englobou igualmente a remodelação total dos três altares, bem como do arranjo e pintura do tecto, que inicialmente não estava prevista.

A igreja passa a dispor de um novo sistema de iluminação, bem como de um coro totalmente novo, tal como, as escadas de acesso foram alargadas e colocadas grades de segurança. Também no exterior, mais concretamente no adro, foi colocado cubo em toda a área envolvente á igreja.

A degradação da igreja, tinha vindo a verificar-se á muitos anos, até que, a 21 de Outubro de 2007 , a comissão Fabriqueira fechou portas para uma profunda intervenção de consolidação e restauro. Já em 2004, tinha sido restaurado toda a cobertura e paredes exteriores.

Sem comentários: