sexta-feira, 30 de maio de 2008

EUGÉNIO COSTA EM ENTREVISTA AO SEMANÁRIO DE FELGUEIRAS | PRESIDENTE DA JUNTA DE SERNANDE | FELGUEIRAS

"os presidentes de Junta não deveriam ter assento na Assembleia Municipal"

Eugénio Costa, presidente da Junta de Sernande, pertence a um nova fornada de jovens autarcas eleitos nas últimas autárquicas.

Em entrevista ao SF, revela a obra que tem vindo a realizar e que, sem dúvida, é significativa tendo em conta o facto de não ter tido, até agora, grandes apoios da Câmara. Mas não se queixa muito e nem se desculpa com isso. Defende que uma Junta não deve existir só para fazer caminhos e por isso quer criar na sua freguesia um Gabinete de Apoio ao Cidadão que, entre outras coisas, dará apoio jurídico à população e aos mais idosos, no que concerne ao pagamento das suas reformas. Defende que os presidentes de Junta não deveriam ter assento na Assembleia Municipal e está convicto que o seu partido, o PS, apresentará, nas próximas autárquicas, uma alternativa credível à Câmara.

Semanário de Felgueiras – Sendo este o seu primeiro mandato como presidente de Junta, que balanço faz até ao momento?
Eugénio Costa – Tem corrido bem, dentro do possível, tendo em conta os recursos disponíveis ao dispor desta Junta.

A nível de obras, que tem feito?
A principal, foi a requalificação do interior da sede de Junta, uma obra comparticipada pelo Estado e que teve um custo a rondar os 38.000 euros. Reconstruímos o fontanário do Burgo, onde gastamos 6.000 euros. Alargamos a estrada que vai do Burgo à Terra Seca, onde construímos também um muro de suporte e colocamos iluminação nas ramadas, ficando essa empreitada orçada em perto de 6.000 euros.

Essas obras foram todas efectuadas recorrendo apenas ao orçamento da Junta?
Sim, mas efectuamos mais, requalificamos o Largo da Sra. da Piedade, onde investimos 4.000 euros e estamos a concluir outra obra muito importante que é a ampliação do cemitério paroquial.

Do que prometeu no seu manifesto eleitoral, que falta cumprir?
Existe a questão do saneamento básico, ou melhor a sua extensão, já que neste momento só temos rede em 30% da freguesia. Embora essa seja uma obra que dependa da Câmara Municipal, mas que terá a colaboração da Junta.

Tem tido alguns apoios financeiros da Câmara?
Só transferências correntes. Estamos a falar neste mandato, até ao momento, de cerca de 4.000 euros.

Isso é muito pouco!
Só dá para despesas correntes, mais nada…


"na vila, especialmente, no seu centro urbano, não se fez lá nada. O que está programado é uma EB 2,3, vai construir-se a variante que vai tirar trânsito do centro, onde temos problemas complicados de estacionamento. Instalações desportivas não existem nenhuma"


Porque acha que a sua freguesia não tem recebido mais apoios?
Acho que essa pergunta deveria ser feita à Sra. Presidente de Câmara, não a mim. Mas penso que a falta de apoio é geral, estende-se a todas as freguesias. Repare, até as transferências de competências foram suspensas.

O seu colega de Santão dizia, recentemente, ao SF, que este seria o pior mandato da Câmara, em termos de apoios às Juntas, desde o 25 de Abril. Também comunga da mesma opinião?
Sim, penso que é.

O seu relacionamento com a Câmara é bom?
Institucional.

Voltando a uma obra que está a efectuar, neste momento, a ampliação do cemitério, não se trata de um investimento muito elevado para ser suportado exclusivamente pela Junta?
Não, trata-se de uma obra auto-sustentável, já que com a venda de jazigos e sepulturas, conseguimos recuperar o que investimos.

Sendo Sernande conjuntamente com a Pedreira e Rande, uma freguesia que integra a vila da Longra, também é da mesma opinião dos seus colegas que acham que este centro urbano foi esquecido pela Câmara?

Sim, na vila, especialmente, no seu centro urbano, não se fez lá nada. O que está programado é uma EB 2,3, vai construir-se a variante que vai tirar trânsito do centro, onde temos problemas complicados de estacionamento. Instalações desportivas não existem nenhuma.

Foi eleito em listas do PS, pensa recandidatar-se a um próximo mandato?
É óbvio que quando se é militante de um partido tem que se estar sempre disponível. Se for convidado obviamente serei candidato pelo PS.

Sendo membro da actual Comissão Política do PS, entende que o seu partido está a preparar uma alternativa credível capaz de ganhar a Câmara nas próximas autárquicas?
Estamos a iniciar um novo mandato. Temos trabalho bem em articulação com a Federação Distrital e com as Juntas. Espero e tenho a certeza, de que vamos apresentar à Câmara uma candidatura forte, aliás, como sempre aconteceu com o PS.

Com as Juntas esse trabalho tem decorrido sem problemas?
Claro que tem, embora seja complicado. Temos tido menos problemas que outro partido local. A questão reside no facto dos presidentes de Junta terem assento na Assembleia Municipal, com o qual não concordo. O presidente de Junta é eleito para ser executivo da freguesia. Os membros da AM deveriam ser todos eleitos directamente.


"uma Junta não deve existir só para fazer caminhos"

Voltando a actividade da sua Junta, que iniciativas planeia lançar a médio prazo?
Gostávamos de implementar a toponímia e os números de polícia, acabar uns pequenos caminhos que faltam, requalificar a sede Junta a nível de exterior, uma capela mortuária e dotar a freguesia com um equipamento desportivo. Porém, entendo que uma Junta não existe só para fazer caminhos, mas também para prestar outros serviços. Sendo assim, queremos criar um Gabinete de Apoio ao Cidadão que, por exemplo, prestará apoio jurídico à nossa população. Já temos um acordo com um advogado. Outro serviço a prestar tem a ver com as reformas dos idosos. Há pessoas idosas que tem dificuldades em deslocar-se às estações de correio, por isso estamos a pensar resolver esse problema sem que elas saiam do sua residência.

Como vão fazer isso?

Ou as pessoas deslocam-se as que puderem à Junta e pagamos e em casos extremos iremos a casa das pessoas.

Noticia - Semanário de Felgueiras
www.semanariofelgueiras.pt/

Sem comentários: