quinta-feira, 8 de maio de 2008

CASA DO POVO DA LONGRA PROMOVE CONCURSO INFANTO-JUVENIL DE ESCRITA CRIATIVA E DE POESIA FAUSTO QUINTAS (2008)


Iniciativa integra-se na Feira do Livro Infanto-Juvenil da Vila da Longra, que em cada ano decorrerá de 1 a 10 de Junho


A Casa do Povo da Longra acaba de instituir um concurso anual infanto-juvenil de Escrita Criativa e de Poesia, para crianças do concelho que frequentam os 1º e 2º ciclos do ensino básico.
A iniciativa, integrada na Feira do Livro Infanto-Juvenil da Vila da Longra – que em cada ano decorrerá de 1 a 10 de Junho –, surge em parceria com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

A entidade promotora em cada edição “baptizará” o concurso com o nome de uma figura das Artes e/ou Letras, como forma de tributo.
Este ano, na primeira edição, a homenagem é feita a Fausto Quintas – professor e escritor, principalmente de Literatura Infantil, com obra publicada e premiada a nível nacional. Assim, em 2008, o evento denomina-se “Concurso Infanto-Juvenil de Escrita Criativa e de Poesia Fausto Quintas (2008)".

O concurso é composto por dois escalões – o A e o B, distintos entre si em relação ao grau de ensino que o concorrente frequenta e ao género literário: o escalão A, para os alunos do 1.º ciclo, destina-se à Escrita Criativa; o B, para os alunos do 2.º, dirige-se a autores de Poesia.
Em cada escalão serão atribuídos prémios do 1.º ao 5.º lugar, sendo o primeiro no montante de 75 euros e os restantes quatro em livros e novidades editoriais. Todos os concorrentes receberão um diploma de participação.

Os trabalhos a concurso podem ser elaborados a título individual ou colectivamente; cada concorrente poderá enviar mais do que um trabalho, desde que cada texto seja assinado com pseudónimo diferente.

Os trabalhos terão que ser enviados pelo correio até ao próximo dia 30 de Maio. Se forem entregues em mão, os mesmos serão aceites até ao dia 1 de Junho (domingo).
Os prémios serão entregues no dia 10 de Junho, Dia de Portugal, em cerimónia pública. Todos os textos do concurso serão expostos na Casa do Povo durante a já falada Feira do Livro, e as entidades promotoras colocam a possibilidade de, mais tarde, publicarem uma colectânea com os mesmos textos.

Adão Coelho, presidente da Casa do Povo da Longra, refere: “Este concurso tem como objectivo criar gostos de leitura e de escrita junto dos mais novos, incentivar a sua criatividade artística. Esta iniciativa, na parte que toca a esta associação, insere-se numa das linhas mestras da actual Direcção, que, desde a primeira hora, entendeu que a Casa deveria abrir-se à comunidade, ao concelho e até ao país. E, nesta linha, felizmente, temos sido bem sucedidos”.

Pedro Ribeiro, autarca de Rande – uma das três juntas que fazem parceria nesta e noutras iniciativas –, diz: “A Casa do Povo da Longra tem sido, cada vez mais, um parceiro importantíssimo na promoção cultural da Vila da Longra, nas mais diversas iniciativas”.

Contacto para mais informações - 91 609 00 33.


Fonte Expresso de Felgueiras (Edição online)

3 comentários:

Anónimo disse...

Porque não é este prémio dedicado a poetas da terra, com obra poética pública de mérito, como, para só citar três exemplos... António de Sousa Gomes, Carlos Nunes Ferreira e Francisco Pimentel...?!
Não conhecem? É que estes eram de cá...

Anónimo disse...

Realmente...
Houve uma revista, do antigo CCRL - Centro Cultural e Recreativo da Longra, que tinha versos e nomes de alguns mais poetas da Longra, que foram alguns e ainda há outros...
Triste agora só olharem para fora!!!

Anónimo disse...

Wirklich unglaublich!

Er beneidet für all die Poren, und irgendein schlechtes, auch zu verlieren.