quarta-feira, 14 de maio de 2008

CAPELA DA RESSURREIÇÃO DE RANDE



Quando na sociedade, em geral, se apodera notória crise de interesse na chamada Coisa Pública, através de certa nostalgia por valores desaparecidos, quanto por esta região Felgueirense se nota especialmente descrédito nas instituições detentores do poder de decisão e de realizações, ainda surgem obras que fazem ressurgir alterações visíveis no meio ambiente em que vivemos, originando novas esperanças num progresso ainda possível no porvir.

Então, contrariando a modorra que se apoderou das sensibilidades, em grande percentagem das gentes locais, à falta de incentivos e motivos de atracção no horizonte regional, nesta terra felizmente que ainda vão aparecendo alguns casos de interesse, como acontece presentemente com a conclusão da capela mortuária da freguesia de S. Tiago de Rande.

Assim, depois de ler a notícia sobre a bênção da capela mortuária de Rande, gostaria de mostrar o meu apreço pela concretização desta obra, que ficará para sempre como um marco das edificações na freguesia, pelo que representa, como pela própria utilidade e especialmente pelo enriquecimento do património desta nossa terra.

Como sempre, quando tive que criticar, critiquei, construtivamente é óbvio; também quando se tem de louvar devemos manifestar o nosso apreço e publicitar o que é digno de louvor. Assim, é de parabenizar esta acção da Junta de Freguesia de Rande que, como já aconteceu na construção do Nicho, também desta feita conseguiu fazer algo engrandecedor.

Tomo esta iniciativa, neste blog (com o qual não tenho nada a ver no sentido de responsabilidade e autoria, mas onde de quando em vez tenho colaborado e espero continuar a participar, pontualmente, por não me rever noutros similares locais informáticos), porque o que me interessa é o bem da minha terra e aprecio tudo o que seja para o progresso local.

Tal como não gostei inicialmente do que aconteceu aquando do começo das obras da nossa igreja, mas depois, quando comecei a ver e acompanhei a evolução e embelezamento ali operado, passei a gostar; bem como discordei de quando na Casa do Povo da Longra destruíram o museu (minimizado que foi para um pequeno compartimento o que antes estava exposto em duas amplas salas, inclusive com desmancho do espigueiro típico que aí se guardava), contudo quando lá fizerem qualquer acção que interesse à terra lá estarei, desde que olhem de verdade para a nossa terra (pois nos outros lados não há ninguém a fazer o que se faz para os outros…), como ainda estranhei e reprovo sempre que são feitas homenagens a pessoas que nada de especial fizeram pela freguesia ou nem sequer dizem nada às pessoas de cá, enquanto já reconheci outras iniciativas válidas… Também neste caso, da construção da capela, não posso ficar indiferente, porque para mim o que conta é a minha terra.

Será esta uma boa oportunidade de haver uma visão mais colectiva.

Nicho de Rande benzido em 4-05-2003

Ora, no próximo Domingo, como de outras vezes, felizmente, contamos estar presentes em mais um acontecimento da nossa freguesia. Neste próximo dia 18, do corrente mês de Maio, cerca de cinco anos depois de, no mesmo mês, ter sido benzido o Nicho de Nossa Senhora, em Rande, o povo desta freguesia das cruzes trilobadas, sob protecção do Orago S. Tiago, marcará de novo presença a testemunhar um solene acto histórico, como será com a bênção da Capela Mortuária, denominada da Ressurreição, da freguesia e paróquia de S. Tiago de Rande.

Armando Pinto

Sem comentários: