sexta-feira, 4 de abril de 2008

1ª EXPO CASAMENTO REALIZA-SE ESTE FIM-DE-SEMANA NA VILA DA LONGRA, EM FELGUEIRAS



A 5 e 6 de Abril, realiza-se no Restaurante d´Villa, na Longra, a primeira Expo Casamento de Felgueiras, um evento destinado a reunir num só lugar ofertas e amostras de serviços destinados a eventos como casamentos, baptizados e comunhões.


A ideia partiu de vários comerciantes locais da freguesia, ligados ao ramo de serviços para noivos e casamentos, que decidiram unir esforços para organizar este evento inédito no concelho de Felgueiras. Entre os expositores inscritos vão estar ao dispor do público um vasto leque de serviços, incluindo fotografia, ourivesaria, floristas, catering e vestuário, passando pelo aluguer de veículos, cabeleireiros e animação de festas, entre outros.

Carlos Faria, um dos organizadores, justifica a realização do certame apontando o “ clima económico desfavorável em que vivemos hoje, facto que afecta o ramo. Vemos que há menos casamentos, mas mesmo assim, nota-se que é nesta altura em que as pessoas gastam mais.” O organizador destaca as vantagens de um evento deste género para quem vai “dar o nó”. Porque os serviços estarão todos concentrados num só lugar, o objectivo é tornar a experiência de adquirir bens relacionados com o casamento mais agradável. Carlos Faria, um comerciante na área do vestuário, refere que “ comprar produtos e serviços para um casamento é muito diferente de ir ás compras ao shopping.”

Promover a região e superar a crise que o sector atravessa são igualmente as razões que levam Joaquim Faria a participar no certame. O comerciante da Santiago Noivos, que se especializa em fatos, explica que “a parte dos noivos podia estar melhor”, notando que, tradicionalmente, ele é menos organizado do que ela. “Por exemplo já tive noivos que apareceram cá na mesma semana do casamento, quando grande parte das noivas já trataram do assunto muito antes. Mas mesmo assim, nós ajudamos sempre o cliente e tentamos responder às suas necessidades, dentro do prazo desejado”, conclui. Este comerciante compreende que esta é a primeira tentativa numa organização deste tipo no concelho, mas realça a sua importância para o ramo. Acredita que “a ideia venha a animar um pouco este sector, que anda um bocado triste.”

O ourives Jorge Pacheco, da Ourivesaria Pacheco, espera angariar mais clientes durante a exposição, notando que “ nestes eventos há sempre alguém que compra qualquer coisa.” Decidiu participar porque, antes de tudo, quer ser parte activa nesta acção de comerciantes locais, reconhecendo que o sector que “sofreu quebras nas vendas, mas que mesmo assim, continua rentável.” Salienta que a ourivesaria “ é sempre o primeiro negócio a sofrer durante uma crise económica” mas avisa que “ também é o primeiro a recuperar.” Facto curioso, nota que a venda de acessórios associados aos casamentos e baptizados desceu bastante, mas em contrapartida, há uma tendência para um maior investimento em anéis de noivado e casamento. Para o evento, vai expor cerca de 300 modelos de alianças, “com uma garantia vitalícia contra todos os defeitos.”

A maioria dos participantes reconhecem o valor de uma acção que os leve de encontro aos seus clientes e que, ao mesmo tempo, promova a imagem de Felgueiras e do seu comércio local. “ Este evento é muito importante para projectar ao público e para o exterior a nossa imagem. É importante mostrar os serviços que oferecemos aos noivos, que vêm sempre ver o que existe no mercado”, salienta o gerente da Reflexos, uma empresa de reportagem fotográfica, que adiantou sortear metade do valor de uma reportagem entre os noivos que contratualizem o serviço de fotografia e vídeo durante aquele evento.

De igual modo, Fátima e Agostinho Costa, comerciantes de vestidos de noivas na empresa Agofa, acreditam nas vantagens em ir ao encontro do cliente, oposto a uma postura estática, que explicam como “menos personalizada. Vamos mostrar às pessoas que não precisam de ir aos grandes centros para adquirir bens para o casamento”, salienta Fátima Costa, notando que “ é importante que as pessoas percebam que o comércio tradicional é mais humano, mais personalizado.” O casal justifica que “há um nível de especialização no comércio local que não existe nas grandes superfícies”. Já no seu vigésimo ano no ramo, os empresários notam que já estão “ a atender as filhas de algumas das nossas antigas clientes. Vamos promover um desconto durante o evento e alguns dos vestidos vão ser parte de um desfile de moda, durante a tarde de Domingo”, conclui Agostinho Costa.

Para além de empresas de Felgueiras, o certame acolhe alguns expositores de concelhos limítrofes, tal como Lousada e Amarante. Deste último vem Hélder Coimbra, da Inventos, uma empresa especializada em animação, tal como uma oferta que passa pelas “decorações e esculturas de balões e palhaços, entre outros serviços”, explica o empresário, que espera conquistar novos clientes. Nota que “ muita gente, tanto clientes como expositores, não têm a possibilidade de ir às grandes feiras do género, que normalmente ocorrem nas grandes cidades, como o Porto. Estes eventos, mais pequenos, oferecem as condições para as pequenas e médias empresas mostrar o que têm”, conclui.

De olho no futuro, organização e participantes lamentam a falta de um espaço adequado para realizar eventos deste género em Felgueiras. O Restaurante d´Villa vai ceder três salões para o certame, segundo a sua gerente, Vânia Torres, que justifica a escolha porque “para além de um hotel, não há outro lugar onde se possa organizar um evento deste tipo”, explica. Os casamentos são, nesta altura do ano, parte importante do negócio para o restaurante. Por isso, a prata da casa vai estar igualmente em exposição, com três mesas representativas do tipo de produtos que oferecem, passando pelos vinhos de alta qualidade e as frutas cristalizadas. Não obstante o facto desta exposição ser a primeira do género em Felgueiras, tanto os empresários como a organização expressam o desejo que se realizem futuras edições deste certame, usufruindo das lições do evento deste ano. Como Carlos Faria explica “ sei que no final, vamos ter uma visão diferente, depois desta primeira iniciativa.”

Noticia- Expresso de Felgueiras

Sem comentários: