segunda-feira, 30 de junho de 2008

CORTEJO DAS FLORES | FELGUEIRAS


Milhares de pessoas assistiram na manhã de ontem ao tradicional cortejo das flores, momento alto das Festas de S. Pedro.

No cortejo, que partiu do centro da cidade até ao monte de Santa Quitéria, participaram centenas de pessoas, de várias freguesias do concelho, trajadas com vestes tradicionais, cantando e tocando músicas dedicadas a S. Pedro e a Santa Quitéria.Como tem acontecido em anos anteriores, a Vila da Longra esteve presente.

Este ano, coube as freguesias de Rande e Sernande, organizadas através do Rancho Infantil e Juvenil da casa do povo da Longra e a junta de Sernande, representar a nossa terra.

domingo, 29 de junho de 2008

GALINHA PRETA... | RANDE - FELGUEIRAS


Passado cerca de um mês, o cemitério de Rande volta a ser palco de rituais estranhos. Desta vez foi junto ao portão, na parte exterior do cemitério, que realizaram mais um ritual um pouco ao quanto esquisito. Foi encontrado no local uma galinha preta, morta e com sangue por ali espalhado, bem como, um alguidar, cigarrilhas, entre outro objectos.

Os actos terão acontecido este fim-de-semana (na noite de sexta para sábado), pois tal cenário foi visto na manhã de sábado, por pessoas que se deslocavam ao cemitério para visitar seus entes queridos. Assim o presidente da junta chamou ao local a GNR, para esta tomar conta da ocorrência.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

S. JOÃO ANIMOU SERNANDE | FELGUEIRAS


Sernande esteve em destaque no passado fim-de-semana, na qual a Festa em honra de S. João animou aquela freguesia.

Esta festa contou com um programa alargado, no sábado o Grupo “Nova Força” animou algumas centenas de foliões que ao som da música não deixaram de tirar dois pézinhos de dança, no final uma magnífica sessão de fogo de artifício.

No Domingo, o Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo subiu ao palco, e depois de interpretar várias modas tradicionais, foi a vez da Tuna Académica de Enfermagem de Vila Real mostrar seus dotes, proporcionando assim mais uns momentos de diversão aos presentes.

Na terça, num programa mais religioso, celebrou-se a missa solene em honra do padroeiro, S. João Baptista, seguindo-se a procissão que contou com cerca de sete andores e muitos figurantes. Esta festa foi encerrada com uma sessão de fogo de artifício.

Para terminar, uma palavra de apreço à organização (Comissão Fabriqueira) que, com muito trabalho e dedicação (mas não entrando em grandes euforias), juntaram o útil ao agradável, e mantendo a tradição conseguiram um saldo positivo (que será aplicado em futura obra na paróquia).

quarta-feira, 25 de junho de 2008

COMEMORAÇÕES DO V ANIVERSÁRIO DA VILA DA LONGRA | FELGUEIRAS



Como vemos será um mês repleto de actividades, o que marcará o quinto ano da elevação de Longra a vila. Sendo que algumas da actividade estão integradas neste programa, em virtude das datas destas coincidirem com o aniversário da Vila (como é o caso do festival de folclore, e da noite de teatro).

Deste programa, lamentamos o facto de no dia 1 (o verdadeiro dia do aniversário) não estar nada programado. Achamos que bastava uma simples sessão solene ou até mesmo antecipar o debate, para assim não deixar este importante dia de fora das comemorações.

É com bom grado que vemos as entidades voltarem a organizar o Churrasco da vila, após ter, no ano passado, desistido do convívio por não ter os devidos “resultados” (isto é pouca aderência).

Aproveitamos este post ainda para relembrar que também já fizeram parte destas comemorações, o Festival da Juventude, que se realizou duas vezes, mas que por também não ter os resultados esperados foi esquecido por parte das entidades deste vila (mesmo depois de no ano passado o evento ser esperado pelos jovens da terra), tentando agora a organização, compensar o perdido com a noite musical.

Assim já que o assunto é os cincos anos que Longra passou a Vila, vimos aqui lançar um desafio a todos: populações e entidades da vila, a deixar
-nos sua opinião em
blog.viladalongra@gmail.com sobre “avanços/benefícios sentidos, da elevação de Longra a Vila, bem como o que ainda faz falta à Vila”.

Ao mesmo tempo, colocamos algumas questões sobre o que pensa da Vila da Longra, para que os nossos leitores possam responder a este pequeno inquérito.
Este inquérito começa hoje, 25 Junho, prolongando-se até ao dia 21 de Julho.

terça-feira, 24 de junho de 2008

E LÁ SE CUMPRIU A TRADIÇÃO…

Reza a tradição que na véspera de S. João e S. Pedro, os rapazes cá da terra, geralmente em grupo se juntam á noite para "roubarem" vasos, carroças... entre outros objectos, com o intuito de enfeitar o largo da Longra.

Esta é uma tradição, que apesar de engraçada, tem vindo a perder o fulgor de outros tempos

quinta-feira, 19 de junho de 2008

XII FESTIVAL DE FOLCLORE DA VILA DA LONGRA | 5 DE JULHO | FELGUEIRAS

O Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, organiza no próximo dia 5 de Julho, o XII Festival de Folclore da Vila da Longra.

Este ano, os ranchos participantes são os seguintes:

Organizador:
-Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra (Felgueiras)

Convidados:
- Grupo Infantil e Juvenil Danças e Cantares Ribatejanos (Santarém)
- Rancho Folclórico e Cultural da Lavradeiras de S. Pedro do Vale (A. Valdevez)
- Rancho Infantil da Associação Recreativa e Cultural de Moreira da Maia (Maia)
- Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Santo Estêvão de Briteiros (Guimarães)

Programa:
15H00 – Abertura de exposição pública da sala museu do Rancho na sede da Associação.
16H30 – Concentração dos ranchos convidados junto da Casa do Povo.
17H30 – Recepção aos ranchos na sede da Junta de Freguesia de Rande.
18H30 – Ida para o restaurante (Restaurante Juventude).
20H45 – Início do desfile etnográfico dos ranchos, desde do Restaurante Juventude até à Casa do Povo.
21H00 –XII Festival de Folclore da Vila da Longra, sala de Espectáculos da Casa do Povo.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

BODAS DE PRATA DO PADRE ABÍLIO | FELGUEIRAS

SIMPÁTICA SOMA DE 25 ANOS DE SACERDÓCIO

Padre Abílio – Junto ao altar!

Perfaz e celebra-se proximamente, no dia 10 de Julho, a simpática soma de 25 anos de sacerdócio do senhor Padre Abílio Barbosa – actual pároco da Pedreira (e, por conseguinte da área da Vila da Longra), bem como de Várzea e Airães. Facto que leva a que seus paroquianos, sobretudo, tenham preparado a comemoração das chamadas Bodas de Prata, a realizar no domingo mais próximo, dia 13. Associando-nos à respectiva efeméride, por meio de pessoal homenagem escrita, sobre o amigo sr. P.e Abílio, publicamos desta forma uma crónica alusiva ao seu percurso entre nós e do que dele emana, na nossa opinião e do que fez pela região.


Na procissão de uma das freguesias que paroquiou (no caso reportando-se à Festa Paroquial de Rande, na década dos anos 90).


Para o efeito recordamos parte do que, há uns anos já, escrevemos sobre o mesmo sr. P.e Abílio, em crónica no jornal Semanário de Felgueiras (nº de 04-10-2002), actualizando desta feita a cronologia e inerente análise apreciativa, tornando público agora mais algum material que fará parte da História da região…

Aliás, também no referido jornal concelhio recordamos há tempos (S. F. de 07-03-2008) um antigo pároco da Pedreira, e brevemente será vez duma crónica sobre mais dois outros antigos abades da mesma paróquia, um dos quais também de Airães (artigo à espera de oportunidade no mesmo jornal, para publicação futura, que se conta que pelo menos saia no S. F. de 20-06-2008), ao que se ajusta uma linha que o P.e Abílio soube manter e até bem suplantar.


No Compasso de Rande, no ano em que na mesma paróquia, pela primeira vez, houve uma mulher a Juiz da Cruz.


Assim poderia sintetizar-se a ideia subjacente resumindo num título: Apostolado de obra edificada. Mas convirá desenvolver com legítimos predicados, mais. Nem só do passado pode rezar a história ou apenas os desaparecidos com currículo saliente serão merecedores de evocação, ainda que nunca seja excessiva perene gratidão ou justo reconhecimento constante, mais que ficar bem e se recomende, em lembrança a quem mereça. Melhor, deveria ser também em vida que se havia de fazer sempre quaisquer homenagens de preito, pela via de considerações públicas de valores, pois que os ausentes já não vêm como não ouvem quando normalmente há lugar às do peito.


Abril de 1997 – Visita Pastoral a S. Tiago de Rande do Bispo-auxiliar do Porto, D. João Miranda. Entre programa de alguns dias, visita à Casa do Povo da Longra: Recepção ao ilustre visitante, pela Direcção daquela Associação, desse tempo, na companhia do pároco P.e Abílio.


Estas loas escritas assim de supetão querem tão só justificar, se é que isso é necessário, iniciativa de alusão a uma personalidade viva, que Deus queira por muitos e bons anos, enquanto são mais comuns elogios póstumos em casos destes, salvo algumas excepções, quando há quem as possa promover, vincadas de merecimento. De tal é efectivamente o caso do sacerdote em apreço, que se tem afirmado como figura da Igreja Felgueirense – o Padre Abílio António Leal Coelho Barbosa, cuja obra à vista é motivo de mais uma das habituais incursões por apontamentos sobre temas dignos de destaque.


Em pleno Jubileu do Ano 2000 – Na igreja de S. Jorge de Várzea, Crisma de jovens das paróquias do Padre Abílio (na foto Grupo de Crismandos de Rande e Sernande)


Ora quando muita e boa gente, por muito que viva, passa pela existência terrena sem nada ter feito de especial, ainda que nem todos possam ou sejam dotados e muito menos obrigados a isso, já o Padre Abílio imprimiu sua marca. Ou seja, com muito futuro pela frente, conseguiu o Padre Abílio realizar algo bem vincado, com destaque para momentos marcantes cujo apogeu foi sendo atingido sucessivamente em 2002, 2005 e 2006, por ora. Além de outras obras, antes e depois, de restauros e conservação nas igrejas e capelas das terras de sua paroquialidade. Conseguindo então materializar realizações dignas de nota. As quais, remirando lembrança pelas mais salientes, são ocorrências que aqui se registam sem ideia de louvaminhas baratas – nem ele precisa disso para nada – mas num justo acto de reconhecimento, porque a justiça não é favor nenhum, importando no contexto focar não o homem, admirado e respeitado, mas sim a pessoa empreendedora de obra edificada. Atesta-o a consumação dos seus grandes sonhos, que eram a construção dos edifícios do Centro Paroquial da Pedreira e do congénere de Várzea. Assim, sem fazer por menos, dois de uma assentada, e inaugurados com escasso tempo de diferença, de permeio, no verão de 2002 de tal memória. A dar razão à máxima de que o sonho comanda a vida, quando essa visão mental ultrapassa o simples devaneio e se transforma em futurista desejo ardente, tornando-se anseio e fé que move realizações.


Ano 2000 – No âmbito do jubilar Ano Santo: Viagem de Peregrinação à Terra Santa, de pessoas das paróquias do P.e Abílio, nessa época (Pedreira, Rande, Sernande e Várzea). Pose de conjunto, em frente ao símbolo de Israel (candelabro judeu).


Com efeito, depois de alguns anos de movimentos liderados pelo referido pároco, contando com o generoso contributo e apoio dos seus paroquianos daquelas duas freguesias, após angariados donativos que possibilitaram o decurso das obras e passadas as diversas fases e dificuldades inerentes à construção, eis que, finalmente, o Padre Abílio viu concluídas as edificações, vindo a ter o então Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, a presidir à inauguração desses grandiosos equipamentos. Primeiro o Centro Paroquial de Várzea a 9 de Junho de 2002 (ocasião em que o Padre Abílio aproveitou a oportunidade para publicamente lançar repto à Presidente da Câmara, Drª Fátima Felgueiras, para que acedesse a resolver ancestral problema da velha igreja local, necessitada de recuperação para que seja preservada tal relíquia e nesse sentido passe o antigo templo da freguesia à propriedade da mesma paróquia...). E depois, volvidas semanas, aconteceu idêntico cerimonial com inauguração festiva do Centro Paroquial da Pedreira em 21 de Julho. Em ambos os casos, além de entidades oficiais, com maciça presença da população que contribuiu financeiramente para as obras, correspondendo ao empenho do Padre Abílio Barbosa.


Na festa do 7º aniversário do Rancho da Casa do Povo da Longra – o P.e Abílio entre os convidados de honra, durante a cerimónia protocolar – Maio de 2001.


Este Padre do clero concelhio, pároco de Santa Marinha da Pedreira e S. Jorge de Várzea, paróquias de que tomou posse em Janeiro de 1984, também já administrou paroquialidade em S. Tiago de Rande e S. João de Sernande, durante dez anos mediados de 1990 até 2000, como também alguns anos em S. Cipriano da Refontoura, paróquias de que resignou por motivo de saúde. Situação que mais tarde se alterou, quando, por apelo do novo bispo diocesano, D. Manuel Clemente, a partir de 2008 o P.e Abílio passou a ser também pároco de Santa Maria de Airães.


Ag. 2001 - Organizador de Visita turístico-cultural e religiosa, nesse ano à Turquia (na rota dos passos de Nossa Senhora): Estudando o roteiro… compenetrado da responsabilidade. E…
… presidindo a momento de oração, num dos locais de culto proporcionado…



Oriundo do concelho de Paços de Ferreira, em que assentam os alicerces da casa paterna, porém com ligação exótica à sua naturalidade de Angola, onde nasceu em 05-12-1958, o Padre Abílio António Leal Coelho Barbosa entrou no seminário diocesano em 1970, iniciando a busca da vocação no Seminário do Bom Pastor, na Formiga-Ermesinde, passando depois em 1974, na evolução formativa, para o Seminário de Vilar, de onde transitou ao Seminário da Sé a partir de 1976, até conclusão do curso de formação canónica. Foi ordenado sacerdote a 10 de Julho de 1983, na Sé Catedral Portuense, pelo então Arcebispo-bispo do Porto D. Júlio Tavares Rebimbas.


Viagem à Turquia – Ag. 2001 – pose de conjunto, na Capadócia (o Padre Abílio ficou quase encoberto. Dão-se alvíssaras a quem o descobrir, lá ao cimo do fundo visual… estando com coreografia que se mostra na foto seguinte…)


(Em sequência da anterior e) Sem necessidade de legenda…


Outra pose conjunta de turistas / excursionistas, então no anfiteatro romano das ruínas de Éfeso… e aqui já se vê bem o P.e Abílio, em primeiro plano, entre amigos que levou a tão distantes paragens e a quem proporcionou momentos bem presentes, por demais inesquecíveis…


Voltando ao tempo desta justificada menção ao Padre Abílio Barbosa, por aquelas duas grandiosas edificações conseguidas, e o mais que se seguiu, qual empreendedor de obra que se poderá considerar como apostolado erigido, deve-se acrescentar que estamos à vontade nestes considerandos, visto já não haver afectação paroquial dele à paróquia do signatário (para que não haja interpretação indevida). Como, sequencialmente, mesmo no pressuposto de apreço pessoal pelo seu sucessor em Rande, desde 2001, pároco P.e Manuel Joaquim da Costa Ferreira. Unicamente que, no caso, a lavra do Padre Abílio, com mais tempo de serviço, faz jus a ser enaltecida sua obra em tempo oportuno, concluída que foi aquela dotação de duas freguesias de Felgueiras com forte densidade populacional, Várzea e Pedreira, por tudo o que significa no que orçou de seu esforço para engrandecimento de tais comunidades, material e espiritualmente.


Passeio a Itália – Ag. 2002 – “Grupo do Padre Abílio” em frente à Basílica de S. Pedro, no Vaticano. E, mais uma vez, adivinhe-se quem ficou meio encoberto… ?!


Em reforço do que então se verificou, e na continuidade do seu dinamismo, mais tarde o Padre Abílio veio a reconfirmar os seus dons de empreendedor guia com a edificação da capela mortuária da Pedreira. Obra essa, note-se, de original cunho arquitectónico, dentro das construções do género, que foi solenemente inaugurada a 1 de Novembro de 2005. Depois de exemplar nova campanha a que o Padre Abílio Barbosa meteu peito, desde a sua tribuna do ambão e altar paroquial, como através de contactos pessoais, mais execução e angariação de fundos por iniciativa do pároco e por via de trabalho de comissão paroquial, a que se juntou contribuição de patrocínio da Junta de Freguesia liderada por Fernando Moreira, numa junção construtiva aos interesses da terra. Dessa forma, diferenciada da generalidade das edificações similares, de casas mortuárias existentes pela maioria das paróquias do concelho de Felgueiras, por norma feitas pelas respectivas Juntas de Freguesia, com maior ou menor comparticipação da Câmara Municipal, a capela mortuária da Pedreira ficou dependente da administração paroquial, enquanto em quase todas as outras freguesias são de responsabilidade autárquica, tal como os cemitérios paroquiais.


2003 - Mais uma vez presente a manifestações culturais da região (convidado, entre representantes de entidades civis e religiosas, da área da Vila da Longra) – desta vez no Festival de Folclore da Ass. Casa do Povo da Longra.


Outro tanto se repetiu em Várzea no ano 2006, com a realização da I Feira do Livro de Várzea e a publicação do primeiro livro historiador da mesma freguesia, intitulado “S. Jorge de Várzea-História e Devoção”. Para o qual o autor destas frases teve a honra de ser convidado a escrever essa obra (tendo assim, dentro do possível e em curto espaço de tempo, sido levado a cabo o necessário estudo que tornou viável a execução de tal trabalho de investigação). Nesse outro papel esteve também o cunho do Padre Abílio, levando a cultura para fora da sacristia e alargando horizontes, numa acção mais em que o dinamismo e o poder de iniciativa do mesmo sacerdote esteve bem patente, quer nas ideias, materialização e captação de colaborações e contribuições.


O que fica implícito, releve-se, além de anotação presente e à posteridade, tem simples direcção de apreciação ao trabalho e zelo da liderança de um personagem do quotidiano da própria região, sem precisar de mais palavras, desnecessárias à perpetuação do que é bem perene.


Abril de 2006 – Na apresentação do livro “S. Jorge de Várzea-História e Devoção” (no auditório paroquial de Várzea, em abertura à I Feira do Livro e Festa dos 23 de São Jorge).


Observação: As imagens que se juntam dizem respeito apenas a uma parte da actividade do Sr. Pe. Abílio, segundo o que o autor possui, relativamente à convivência mútua. Não constando assim outras fotos, porventura de maior interesse para outras pessoas. Porém, o autor destas notas acharia interessante que houvesse participação de possíveis interessados, para colocação de outras mais fotografias neste sítio informático (com o que, por certo, o gestor deste blogue estará de acordo) – de modo a fazer-se uma galeria de gravuras relativas... noutra coluna apropriada, para o efeito em causa. Podendo até, a partir daqui, ser possível juntar um acervo digno e então com as mais ilustrativas fotografias isto poder servir para, eventualmente, ajudar a engrandecer qualquer publicação alusiva que a comissão da respectiva comemoração possa ter lembrança de fazer. Fica a explicação e o repto.

© ARMANDO PINTO

terça-feira, 17 de junho de 2008

TEATRO CONTINUA NA LONGRA | FELGUEIRAS

“O Sr. Outono e o Lagarto Amigo das Palavras”
Alunos do 10º N - ESF

“Sorte Grande” Grupo de Teatro dos Professores

“A Libelinha Perna-Fina” Alunos do 10º P - ESF


"A Rainha do País dos Frutos” Alunos do 10º O - ESF


Depois do passado fim-de-semana actuarem os alunos e professores da escola Secundária de Felgueiras, onde os actores tiveram um excelente desempenho, chegou a vez dos alunos da E. B. 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa entrarem em cena.
Isto já no próximo sábado (21 Junho, pelas 21h30) com apresentação das seguintes peças:

“Palavras Cor-de-Rosa e Palavras Cinzentas”
“Servo Cruel”
“O Sr. Doutor e o Parolo”


Para finalizar, fica aqui uma chamada de atenção ao público. Apesar de ser teatro representado no âmbito de um projecto escolar, eles merecem tanto ou mais uma casa cheia como os grupos de teatros, pois é de louvar o esforço por eles demonstrado. Assim apela-se às pessoas a participarem mais neste evento, pois de certeza que no fim não se irão arrepender… fica também um apelo a organização do III Encontro de Teatro, para apostar mais na divulgação de modo a todos terem conhecimento destas iniciativas.

FESTA EM HONRA DE S. JOÃO BAPTISTA | SERNANDE - FELGUEIRAS

Clique para aumentar o cartaz

Vai decorrer nos próximos dias 20/21/22 e 24 de Junho, a festa em honra de S. João Baptista, padroeiro de Sernande.

A organização desta festa cabe à Comissão Fabriqueira de Sernande que, para alem do cartaz que nos apresenta, contempla-nos ainda com a já conhecida “barraquinha dos petiscos”, onde é possível saborear os melhores petiscos e vinhos da terra.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

RANCHO DE FOLCLORE DA CPL PARTICIPA NO CORTEJO DAS FLORES | S. PEDRO | FELGUEIRAS

A Associação da Casa do povo da Longra, tal como tem acontecido em anos transactos, vai participar através do Rancho de Folclore no Cortejo das Flores, a realizar no próximo dia 29 de Junho, ponto alto das festas em honra de S. Pedro.

Este ano e pela primeira vez, o Presidente da Junta de Rande decidiu associar-se a esta iniciativa, seguindo assim os passos de outros presidentes de juntas, que sempre têm participado no cortejo das flores.

Os interessados, em associar-se a esta iniciativa, podem fazê-lo comparecendo aos sábados, pelas 21h00 na Casa do povo da Longra.

SUSPEITA DE SEQUESTRO ENGANOU FAMÍLIA COM FALSA GRAVIDEZ | UMA JOVEM DE 21 ANOS | SERNANDE | FELGUEIRAS

Foto Correio da Manhã

A jovem detida pelo sequestro de um bebé no hospital de Penafiel simulou durante meses uma gravidez, enganando até o companheiro. Planeou tudo ao milímetro e até arranjou maneira de "ter o bebé" sozinha.

A jovem, de 21 anos, de Sernade, Felgueiras, telefonou ao companheiro, na passada quarta-feira, dizendo que acabara de ter o filho numa unidade de saúde particular no Porto. Alegou que tinha de ser operada a uns quistos e estava impedida de receber quaisquer visitas.

De facto, esteva no apartamento de um amigo, em Felgueiras, até anteontem à tarde, altura em que o companheiro a foi buscar ao centro de saúde daquela cidade. Cerca das 20 horas, quando as televisões "abriam" as notícias com o sequestro, o bebé era apresentado à família da "avó paterna", em Caíde de Rei, Lousada, em ambiente de festa.

Pouco depois, a Polícia Judiciária irrompia pela casa adentro, detendo o casal e pondo fim ao sequestro. O choque foi brutal! Desde o Verão do ano passado que os vizinhos estavam convencidos da gravidez de Simone. Por se tratar de gente humilde, até houve quem oferecesse roupa de criança.

Nem Joaquim, de 25 anos, que vivia maritalmente há um ano com a jovem, suspeitou do que se passava. O casal conheceu-se num café onde trabalhava Simone. Joaquim Márcio enamorou-se pela rapariga e a pedido desta arrendou um apartamento no centro de Felgueiras, onde viveram cerca de meio ano. Em meados de Setembro do ano passado, Joaquim Márcio soube, pela boca da mulher, que ela estava grávida e o casal deixou o apartamento há meio ano, passando a viver em casa dos pais de Simone, em Sernade, Felgueiras. "Disse-me que seria um menino. Fiquei tão contente que não quis que ela trabalhasse mais. Ela ia várias vezes às consultas, ou ao Centro de Saúde de Felgueiras ou ao Hospital de Penafiel", explicou Joaquim Márcio ao JN.

Na passada quarta-feira de manhã, Simone pediu ao companheiro para a levar ao hospital de Penafiel. "Disse-me que o menino ia nascer. Levei-a ao hospital e depois disse-me para me vir embora que não tinha problemas em ficar lá sozinha. E eu fui trabalhar", conta. Poucas horas depois, cerca das 12.30 horas, a mulher telefonou para casa da vizinha, Albertina, a quem chama de "avó Albertina" dando a notícia que nascera o bebé. "Ela disse-me para avisar o namorado e os pais que o bebé nasceu e que estava tudo bem. Tinha cabelinho preto e era tal e qual o pai! Mas explicou que não viria já para casa porque tinha ainda que tirar uns quistos", recorda Laurinda Marques, filha da "avó Albertina", que recebeu a chamada.

Joaquim Márcio aguardou tranquilamente. "Liguei-lhe na quarta-feira e ela disse-me que tinha sido transferida para um quarto particular no Porto, perto do Palácio de Cristal, e que não podia receber visitas. Eu quis ir ver o menino logo na quinta-feira, mas ela insistiu, mais uma vez, que aquele sítio não autorizava visitas", conta. Na sexta-feira, Joaquim Márcio voltou a contactar a companheira e ficou marcado que ela regressaria a casa no sábado à tarde. "Pediu-me para estar no Centro de Saúde Felgueiras no sábado à tarde, porque saía do Porto às 14.30 horas. Disse que tinha papéis a tratar no centro de saúde, e eu fui lá buscá-la. Estava sozinha com o menino no colo". O casal descolou-se do centro de saúde a casa dos pais de Simone.

"Chegaram aqui por volta das 15 horas de sábado. E vi o menino. Só que estavam com alguma pressa porque ele queria mostrar o bebé aos pais dele, em Caíde de Rei", explicou António Ferreira, pai de Simone, muito abalado com o sucedido.

A mãe, Alzira Azevedo, não encontra explicações. "Não tinha necessidade nenhuma de fazer isto", desabafou. Na segunda-feira, antes do sequestro, Alzira acompanhou a filha ao hospital para uma consulta. "A minha filha dizia que ia tirar uns quistos", afirma. "Ela terá de pagar pelo que fez, mas isso custa muito", desabafou a mãe. Apresentado o bebé aos "avós maternos", o casal seguiu para Caíde de Rei e, cerca das 20 horas, os irmãos e outros familiares de Joaquim Márcio reuniram-se em casa da "avó paterna".

Estava a família toda reunida e feliz com o rebento quando chegou a PJ. "Não a quero ver mais. Não merecia isto. Ela enganou toda a gente, até a mim. A minha família tratava-a como filha, não merecia uma coisa destas", desabafa Joaquim Márcio.


domingo, 15 de junho de 2008

BEBÉ RAPTADO DA MATERNIDADE DE PENAFIEL FOI ENCONTRADO EM SERNANDE | FELGUEIRAS

Sandro, o menino com apenas 18 horas de vida raptado do Hospital de Penafiel por uma falsa enfermeira, foi encontrado pela Polícia Judiciária em Felgueiras, a menos de vinte quilómetros de distância da unidade de Saúde. A criança está bem e foi entregue à mãe, que a reconheceu. Vai agora ser sujeita a exames de ADN, para se confirmar a identidade. A suspeita foi detida e à hora do fecho desta edição estava a ser interrogada na PJ do Porto. Negava o rapto e assegurava que não levou o bebé do hospital. Garantia que o menino era seu filho.
Foto Correio da Manhã

A raptora fez-se passar por enfermeira e levou o menino pelas 14h35. Disse que o bebé precisava de tratamento – e levou-o. A mãe do menino, Vera, de 25 anos, nem por um minuto desconfiou da falsa enfermeira. Só meia hora depois percebeu que o bebé fora roubado. Sandro é o seu terceiro filho.


As câmaras de vigilância confirmaram que a raptora saiu pela morgue. Transportava o bebé, que levou para casa, em Sernande, Felgueiras.

Uma denúncia permitiu às autoridades agirem rapidamente. A GNR terá sido informada via telefone de que determinada mulher roubara um bebé. Do outro lado da linha alguém disse que ouvira inadvertidamente uma conversa que lhe permitia fornecer elementos sobre a raptora.

A informação foi passada à PJ, encarregue da investigação, e a casa da mulher foi cercada. O recém-nascido foi depois transportado de ambulância para o hospital, ao encontro dos pais biológicos.

O rapto aconteceu dois anos depois de outra situação idêntica ter ocorrido no Hospital Padre Américo. A menina, levada com três dias de vida, só foi recuperada ao fim de um ano. No dia de ontem, um recém-nascido foi abandonado neste mesmo hospital. A identidade da mãe é ainda desconhecida.

A raptora vai ser interrogada durante o dia de hoje pela Polícia Judiciária e será amanhã presente a um juiz de instrução criminal. O crime de rapto agravado prevê prisão preventiva.

SUSPEITA PREPAROU ROUBO

Vera, mãe de Sandro, estava na enfermaria com o filho. Pelas 14h35 uma mulher jovem e de bata branca pediu-lhe para levar o recém-nascido, que precisava de fazer exames. Sandro nasceu com icterícia e Vera não desconfiou. Entregou o bebé à mulher de bata que parecia ser enfermeira. A raptora teve meia hora para pegar no menino e sair do Hospital Padre Américo. A mulher, que agiu com naturalidade, preparou o rapto ao milímetro. Só trinta minutos depois Vera deu o alerta. A GNR fechou todas as saídas do hospital, mas já era tarde. O pequeno Sandro tinha desaparecido.

DISSE A VIZINHOS QUE IA TER UM FILHO

Na última sexta-feira, Simone, que vive na localidade de Sernande, em Felgueiras, disse aos vizinhos que ia ao Porto ter o filho: "Vou ter o meu filho de barriga aberta", disse. Nos últimos tempos tinha simulado a gravidez. É solteira, vive com os pais e tem namorado. Não se lhe conhece qualquer ocupação. Ontem apareceu em Sernande com um bebé nos braços. Um vizinho desconfiou – e telefonou para a GNR a contar o caso.

sábado, 14 de junho de 2008

PASSEIO DA CATEQUESE DE RANDE E SERNANDE | FELGUEIRAS


O grupo de catequese, das paróquias de Rande e Sernande, resolveram terminar este ano pastoral de uma forma especial e diferente. Deste modo organizaram na passada terça-feira, 10 de Junho, um passeio educativo e pedagógico, sendo o Park&Zoo S. Inácio o destino escolhido.

O Park&Zoo S. Inácio situado em Vila Nova de Gaia, tem como tema a natureza, servindo para sensibilizar os visitantes para a protecção da vida selvagem e o bem-estar dos animais. Por isso, as espécies do Park&Zoo S. Inácio vivem em ambientes concebidos de forma a recriar as condições dos habitats de origem.

Assim, e munidas do seu farnel, cerca de 160 crianças acompanhados dos seus respectivos catequistas, bem como do pároco, Padre Manuel Joaquim, tiveram oportunidades de passar um dia diferente de estar em contacto com a fauna e a flora. Para além da visita ao parque, assistiram a espectáculos com répteis e aves. Para surpresa dos visitantes, puderam ainda assistir ao espectáculo do Avó Cantigas.