quarta-feira, 11 de junho de 2008

FIM-DE-SEMANA NA VILA DA LONGRA MARCADO PELA VINDA DO BISPO DO PORTO A RANDE | FELGUEIRAS


Foi no passado domingo, 8 de junho, que Rande recebeu o Bispo da Diocese do porto, D. Manuel Clemente, para presidir ao crisma de 40jovens (vindo das 3paroquias do Padre Manuel Joaquim) e aproveitando sua presença por terras de Rande ainda presidiu a bênção das recentes obras da igreja de S. Tiago de Rande.

Passavam pouco das 10h15, quando o Bispo acompanhado pelo Padre José Manuel (secretrario do Bispo) e pelo Padre Pedro (Padre em Oleiros) chegaram à Igreja de Rande, onde à sua espera para fazer as honras da casa estava o pároco da Freguesia, o Padre Manuel Joaquim, bem como várias dezenas de paroquianos que num gesto de boas vindas, o aplaudiram à sua passagem. Mas o gestos de boas vindas não se ficaram pelos aplausos, a espera do Bispo estava um longo e belíssimo tapete de flores, fruto de longas horas de trabalho de alguns paroquianos, que assim quiseram mostrar ao Bispo o quanto estavam contentes por recebê-lo.

Já pelas 10h30, foi dado início à celebração eucarística presidida pelo Bispo da Diocese do Porto, onde, como já foi referido acima, cerca de 40 jovens, vindo das três paróquias do Padre Manuel Joaquim (Rande, Sernande e Idães) foram crismados, dando assim por concluído uma caminhada de 11 anos de catequese.

Quando concluída a cerimónia, foi na companhia do padre Manuel Joaquim e dos elementos que compõem a Comissão Fabriqueira (Joaquim Faria, Luís Peixoto, José Vieira e Francisco Magalhães, tendo faltado Eugénio Machado, que por razões de força maior não pode estar presente) que o Bispo enalteceu o trabalho levado acabo na Paróquia, felicitando-os pelas magníficas obras ali realizadas. Depois seguiram todos para o almoço de confraternização, na despedida, aproveitaram para oferecer ao Bispo varias lembranças, tanto do concelho como da freguesia, entre as quais o livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, de Armando Pinto, já na igreja tinha sido oferecido uma salva de prata, com a imagem da igreja de Rande e a do Bispo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que na freguesia há qualquer coisa boa da terra para oferecer !!!