quarta-feira, 18 de junho de 2008

BODAS DE PRATA DO PADRE ABÍLIO | FELGUEIRAS

SIMPÁTICA SOMA DE 25 ANOS DE SACERDÓCIO

Padre Abílio – Junto ao altar!

Perfaz e celebra-se proximamente, no dia 10 de Julho, a simpática soma de 25 anos de sacerdócio do senhor Padre Abílio Barbosa – actual pároco da Pedreira (e, por conseguinte da área da Vila da Longra), bem como de Várzea e Airães. Facto que leva a que seus paroquianos, sobretudo, tenham preparado a comemoração das chamadas Bodas de Prata, a realizar no domingo mais próximo, dia 13. Associando-nos à respectiva efeméride, por meio de pessoal homenagem escrita, sobre o amigo sr. P.e Abílio, publicamos desta forma uma crónica alusiva ao seu percurso entre nós e do que dele emana, na nossa opinião e do que fez pela região.


Na procissão de uma das freguesias que paroquiou (no caso reportando-se à Festa Paroquial de Rande, na década dos anos 90).


Para o efeito recordamos parte do que, há uns anos já, escrevemos sobre o mesmo sr. P.e Abílio, em crónica no jornal Semanário de Felgueiras (nº de 04-10-2002), actualizando desta feita a cronologia e inerente análise apreciativa, tornando público agora mais algum material que fará parte da História da região…

Aliás, também no referido jornal concelhio recordamos há tempos (S. F. de 07-03-2008) um antigo pároco da Pedreira, e brevemente será vez duma crónica sobre mais dois outros antigos abades da mesma paróquia, um dos quais também de Airães (artigo à espera de oportunidade no mesmo jornal, para publicação futura, que se conta que pelo menos saia no S. F. de 20-06-2008), ao que se ajusta uma linha que o P.e Abílio soube manter e até bem suplantar.


No Compasso de Rande, no ano em que na mesma paróquia, pela primeira vez, houve uma mulher a Juiz da Cruz.


Assim poderia sintetizar-se a ideia subjacente resumindo num título: Apostolado de obra edificada. Mas convirá desenvolver com legítimos predicados, mais. Nem só do passado pode rezar a história ou apenas os desaparecidos com currículo saliente serão merecedores de evocação, ainda que nunca seja excessiva perene gratidão ou justo reconhecimento constante, mais que ficar bem e se recomende, em lembrança a quem mereça. Melhor, deveria ser também em vida que se havia de fazer sempre quaisquer homenagens de preito, pela via de considerações públicas de valores, pois que os ausentes já não vêm como não ouvem quando normalmente há lugar às do peito.


Abril de 1997 – Visita Pastoral a S. Tiago de Rande do Bispo-auxiliar do Porto, D. João Miranda. Entre programa de alguns dias, visita à Casa do Povo da Longra: Recepção ao ilustre visitante, pela Direcção daquela Associação, desse tempo, na companhia do pároco P.e Abílio.


Estas loas escritas assim de supetão querem tão só justificar, se é que isso é necessário, iniciativa de alusão a uma personalidade viva, que Deus queira por muitos e bons anos, enquanto são mais comuns elogios póstumos em casos destes, salvo algumas excepções, quando há quem as possa promover, vincadas de merecimento. De tal é efectivamente o caso do sacerdote em apreço, que se tem afirmado como figura da Igreja Felgueirense – o Padre Abílio António Leal Coelho Barbosa, cuja obra à vista é motivo de mais uma das habituais incursões por apontamentos sobre temas dignos de destaque.


Em pleno Jubileu do Ano 2000 – Na igreja de S. Jorge de Várzea, Crisma de jovens das paróquias do Padre Abílio (na foto Grupo de Crismandos de Rande e Sernande)


Ora quando muita e boa gente, por muito que viva, passa pela existência terrena sem nada ter feito de especial, ainda que nem todos possam ou sejam dotados e muito menos obrigados a isso, já o Padre Abílio imprimiu sua marca. Ou seja, com muito futuro pela frente, conseguiu o Padre Abílio realizar algo bem vincado, com destaque para momentos marcantes cujo apogeu foi sendo atingido sucessivamente em 2002, 2005 e 2006, por ora. Além de outras obras, antes e depois, de restauros e conservação nas igrejas e capelas das terras de sua paroquialidade. Conseguindo então materializar realizações dignas de nota. As quais, remirando lembrança pelas mais salientes, são ocorrências que aqui se registam sem ideia de louvaminhas baratas – nem ele precisa disso para nada – mas num justo acto de reconhecimento, porque a justiça não é favor nenhum, importando no contexto focar não o homem, admirado e respeitado, mas sim a pessoa empreendedora de obra edificada. Atesta-o a consumação dos seus grandes sonhos, que eram a construção dos edifícios do Centro Paroquial da Pedreira e do congénere de Várzea. Assim, sem fazer por menos, dois de uma assentada, e inaugurados com escasso tempo de diferença, de permeio, no verão de 2002 de tal memória. A dar razão à máxima de que o sonho comanda a vida, quando essa visão mental ultrapassa o simples devaneio e se transforma em futurista desejo ardente, tornando-se anseio e fé que move realizações.


Ano 2000 – No âmbito do jubilar Ano Santo: Viagem de Peregrinação à Terra Santa, de pessoas das paróquias do P.e Abílio, nessa época (Pedreira, Rande, Sernande e Várzea). Pose de conjunto, em frente ao símbolo de Israel (candelabro judeu).


Com efeito, depois de alguns anos de movimentos liderados pelo referido pároco, contando com o generoso contributo e apoio dos seus paroquianos daquelas duas freguesias, após angariados donativos que possibilitaram o decurso das obras e passadas as diversas fases e dificuldades inerentes à construção, eis que, finalmente, o Padre Abílio viu concluídas as edificações, vindo a ter o então Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, a presidir à inauguração desses grandiosos equipamentos. Primeiro o Centro Paroquial de Várzea a 9 de Junho de 2002 (ocasião em que o Padre Abílio aproveitou a oportunidade para publicamente lançar repto à Presidente da Câmara, Drª Fátima Felgueiras, para que acedesse a resolver ancestral problema da velha igreja local, necessitada de recuperação para que seja preservada tal relíquia e nesse sentido passe o antigo templo da freguesia à propriedade da mesma paróquia...). E depois, volvidas semanas, aconteceu idêntico cerimonial com inauguração festiva do Centro Paroquial da Pedreira em 21 de Julho. Em ambos os casos, além de entidades oficiais, com maciça presença da população que contribuiu financeiramente para as obras, correspondendo ao empenho do Padre Abílio Barbosa.


Na festa do 7º aniversário do Rancho da Casa do Povo da Longra – o P.e Abílio entre os convidados de honra, durante a cerimónia protocolar – Maio de 2001.


Este Padre do clero concelhio, pároco de Santa Marinha da Pedreira e S. Jorge de Várzea, paróquias de que tomou posse em Janeiro de 1984, também já administrou paroquialidade em S. Tiago de Rande e S. João de Sernande, durante dez anos mediados de 1990 até 2000, como também alguns anos em S. Cipriano da Refontoura, paróquias de que resignou por motivo de saúde. Situação que mais tarde se alterou, quando, por apelo do novo bispo diocesano, D. Manuel Clemente, a partir de 2008 o P.e Abílio passou a ser também pároco de Santa Maria de Airães.


Ag. 2001 - Organizador de Visita turístico-cultural e religiosa, nesse ano à Turquia (na rota dos passos de Nossa Senhora): Estudando o roteiro… compenetrado da responsabilidade. E…
… presidindo a momento de oração, num dos locais de culto proporcionado…



Oriundo do concelho de Paços de Ferreira, em que assentam os alicerces da casa paterna, porém com ligação exótica à sua naturalidade de Angola, onde nasceu em 05-12-1958, o Padre Abílio António Leal Coelho Barbosa entrou no seminário diocesano em 1970, iniciando a busca da vocação no Seminário do Bom Pastor, na Formiga-Ermesinde, passando depois em 1974, na evolução formativa, para o Seminário de Vilar, de onde transitou ao Seminário da Sé a partir de 1976, até conclusão do curso de formação canónica. Foi ordenado sacerdote a 10 de Julho de 1983, na Sé Catedral Portuense, pelo então Arcebispo-bispo do Porto D. Júlio Tavares Rebimbas.


Viagem à Turquia – Ag. 2001 – pose de conjunto, na Capadócia (o Padre Abílio ficou quase encoberto. Dão-se alvíssaras a quem o descobrir, lá ao cimo do fundo visual… estando com coreografia que se mostra na foto seguinte…)


(Em sequência da anterior e) Sem necessidade de legenda…


Outra pose conjunta de turistas / excursionistas, então no anfiteatro romano das ruínas de Éfeso… e aqui já se vê bem o P.e Abílio, em primeiro plano, entre amigos que levou a tão distantes paragens e a quem proporcionou momentos bem presentes, por demais inesquecíveis…


Voltando ao tempo desta justificada menção ao Padre Abílio Barbosa, por aquelas duas grandiosas edificações conseguidas, e o mais que se seguiu, qual empreendedor de obra que se poderá considerar como apostolado erigido, deve-se acrescentar que estamos à vontade nestes considerandos, visto já não haver afectação paroquial dele à paróquia do signatário (para que não haja interpretação indevida). Como, sequencialmente, mesmo no pressuposto de apreço pessoal pelo seu sucessor em Rande, desde 2001, pároco P.e Manuel Joaquim da Costa Ferreira. Unicamente que, no caso, a lavra do Padre Abílio, com mais tempo de serviço, faz jus a ser enaltecida sua obra em tempo oportuno, concluída que foi aquela dotação de duas freguesias de Felgueiras com forte densidade populacional, Várzea e Pedreira, por tudo o que significa no que orçou de seu esforço para engrandecimento de tais comunidades, material e espiritualmente.


Passeio a Itália – Ag. 2002 – “Grupo do Padre Abílio” em frente à Basílica de S. Pedro, no Vaticano. E, mais uma vez, adivinhe-se quem ficou meio encoberto… ?!


Em reforço do que então se verificou, e na continuidade do seu dinamismo, mais tarde o Padre Abílio veio a reconfirmar os seus dons de empreendedor guia com a edificação da capela mortuária da Pedreira. Obra essa, note-se, de original cunho arquitectónico, dentro das construções do género, que foi solenemente inaugurada a 1 de Novembro de 2005. Depois de exemplar nova campanha a que o Padre Abílio Barbosa meteu peito, desde a sua tribuna do ambão e altar paroquial, como através de contactos pessoais, mais execução e angariação de fundos por iniciativa do pároco e por via de trabalho de comissão paroquial, a que se juntou contribuição de patrocínio da Junta de Freguesia liderada por Fernando Moreira, numa junção construtiva aos interesses da terra. Dessa forma, diferenciada da generalidade das edificações similares, de casas mortuárias existentes pela maioria das paróquias do concelho de Felgueiras, por norma feitas pelas respectivas Juntas de Freguesia, com maior ou menor comparticipação da Câmara Municipal, a capela mortuária da Pedreira ficou dependente da administração paroquial, enquanto em quase todas as outras freguesias são de responsabilidade autárquica, tal como os cemitérios paroquiais.


2003 - Mais uma vez presente a manifestações culturais da região (convidado, entre representantes de entidades civis e religiosas, da área da Vila da Longra) – desta vez no Festival de Folclore da Ass. Casa do Povo da Longra.


Outro tanto se repetiu em Várzea no ano 2006, com a realização da I Feira do Livro de Várzea e a publicação do primeiro livro historiador da mesma freguesia, intitulado “S. Jorge de Várzea-História e Devoção”. Para o qual o autor destas frases teve a honra de ser convidado a escrever essa obra (tendo assim, dentro do possível e em curto espaço de tempo, sido levado a cabo o necessário estudo que tornou viável a execução de tal trabalho de investigação). Nesse outro papel esteve também o cunho do Padre Abílio, levando a cultura para fora da sacristia e alargando horizontes, numa acção mais em que o dinamismo e o poder de iniciativa do mesmo sacerdote esteve bem patente, quer nas ideias, materialização e captação de colaborações e contribuições.


O que fica implícito, releve-se, além de anotação presente e à posteridade, tem simples direcção de apreciação ao trabalho e zelo da liderança de um personagem do quotidiano da própria região, sem precisar de mais palavras, desnecessárias à perpetuação do que é bem perene.


Abril de 2006 – Na apresentação do livro “S. Jorge de Várzea-História e Devoção” (no auditório paroquial de Várzea, em abertura à I Feira do Livro e Festa dos 23 de São Jorge).


Observação: As imagens que se juntam dizem respeito apenas a uma parte da actividade do Sr. Pe. Abílio, segundo o que o autor possui, relativamente à convivência mútua. Não constando assim outras fotos, porventura de maior interesse para outras pessoas. Porém, o autor destas notas acharia interessante que houvesse participação de possíveis interessados, para colocação de outras mais fotografias neste sítio informático (com o que, por certo, o gestor deste blogue estará de acordo) – de modo a fazer-se uma galeria de gravuras relativas... noutra coluna apropriada, para o efeito em causa. Podendo até, a partir daqui, ser possível juntar um acervo digno e então com as mais ilustrativas fotografias isto poder servir para, eventualmente, ajudar a engrandecer qualquer publicação alusiva que a comissão da respectiva comemoração possa ter lembrança de fazer. Fica a explicação e o repto.

© ARMANDO PINTO

3 comentários:

Anónimo disse...

Felizmente há historiadores de verdade. Conforme lemos nisto. Vou também participar com fotos, o Padre Abílio merece e a ideia é boa.

Anónimo disse...

Parabéns Padre Abilio, sem dúvida merecedor destas e muitas mais palavras, um padre que consegue transmitir e muito bem a palavra de Deus, um pároco que nunca se esquecerá as celebraçoes com igrejas cheias que ele conseguia, parabéns Padre Abilio...

Anónimo disse...

Parabéns Padre Abilio, e acima de tudo obrigado , esta pequena cronica apesar de estar muito bem elaborada é pequena para descrever o quanto todos lhe estamos gratos.
É um grande Padre, tive o prazer de conviver consigo ao longo destes anos e cada vez mais o admiro, quero agradecer os concelhos ,a presença e acima de tudo a amizade. Varzea ta-lhe muito grata.