sábado, 7 de junho de 2008

VISITAS DE BISPOS A RANDE | FELGUEIRAS

Está próxima a vinda do actual Bispo Diocesano do Porto à paróquia de S. Tiago de Rande, da Zona Nordeste da Diocese – Felgueiras, acontecimento que terá lugar neste domingo que se avizinha, dia 8 de Junho.

Aproveitando a conclusão das recentes obras de remodelação da igreja paroquial (cuja reabertura aconteceu no passado domingo, na missa dominical), vem então a Rande o novo Prelado da Diocese, D. Manuel Clemente, honrando assim esta terra com sua presença, para celebração do Crisma a jovens das paróquias do Padre Manuel Joaquim (Rande, Sernande e Idães).

Como feliz ocorrência, será mais uma efeméride vincada nos anais da memória paroquial, esta visita proporcionada pelo Bispo da diocese do Porto, o Pastor Diocesano e Homem de Cultura, como é bem conhecido e tão apreciado D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente.

O facto faz recordar mais similares acontecimentos anteriores, como foram as Visitas Pastorais e diversas outras de Bispos vindos a Rande, que tiveram lugar em anos passados.

Arco festivo colocado em frente à igreja, na Visita de D. Alberto, em Fevereiro de 1969 (notando-se antigo aspecto das escadas do adro, existência de canteiros ajardinados dos lados da porta principal, com esta ainda também de antiga lavra, entre outras curiosidades).


Sem recuar muito no tempo, detendo recordações apenas a eras mais ou menos recentes, a mais antiga vinda de um bispo a Rande, de que há memória (ao conhecimento do autor destas anotações), aconteceu em 1959, na era do pároco Padre João, com D. Florentino Andrade e Silva, ao tempo Administrador Apostólico da Diocese – em virtude do Bispo Diocesano desse tempo estar no exílio, por imposição política, à época.

Padre João Ferreira da Silva – Pároco de Rande do tempo das mais antigas Visitas Pastorais referidas, e perene recordação da paróquia que pastoreou desde Janeiro de 1944 até Dezembro de 1973.


Curiosamente, por tal motivo, não podendo vir o Bispo efectivo, foi depois o pároco visitá-lo, tendo o Padre João Ferreira da Silva ido em 1962 até Valença, Espanha, integrado em comitiva de sacerdotes da diocese do Porto, para levar um abraço de visita ao seu bispo D. António Ferreira Gomes (conforme se pode comprovar por fotografia do grupo, inserta na Fotobiografia de D. António, publicada em 2006).

Depois disso, aconteceu uma visita particular do então Auxiliar D. Policarpo, realizada a meio da década de sessenta, para vistoria à igreja, de modo a que fossem aprovadas obras que o Padre João planeava e depois executou (quando foi pintado o tecto, entre outras intervenções operadas em 1965).

Sucedeu a essa, volvidos anos, uma oficial vinda de outro dos auxiliares diocesanos, em 1969, com a presença de D. Alberto Cosme do Amaral a acompanhar a Imagem Peregrina de Nª Sª de Fátima, chegada a Rande em périplo percorrido pelas paróquias da diocese, em cujas celebrações houve também sacramento do Crisma na igreja paroquial de Rande, para adultos da freguesia.

Por diferente motivo, depois veio em 1973 um outro Auxiliar, dessa vez quando faleceu o último pároco residente em Rande, Padre João Ferreira da Silva, tendo o seu funeral sido presidido pelo Bispo-Auxiliar da Diocese do Porto, D. Domingos de Pinho Brandão.


Concelebração de D. João Miranda com o pároco, Padre Jorge, e dois dos sacerdotes naturais de Rande, Padre Marílio Faria e Padre Joaquim Sampaio, em 1987 (não tendo estado presente no acto, mas comparecido depois, o Padre Luís Matos, tendo faltado o Padre José Barros), dos então ainda vivos.


Com grande hiato de permeio, só em 1987 voltou a acontecer uma Visita Pastoral, com a primeira vinda do felgueirense e também Auxiliar D. João Miranda Teixeira, o qual permaneceu em Rande um dia, tendo presidido à celebração de missa festiva de manhã (com a presença de vários sacerdotes naturais de Rande, dos que ainda estavam vivos), e depois de tarde promoveu um encontro com os paroquianos na igreja, em tempo da Administração paroquial do Padre Jorge Martins.


1997 - Aspecto florido da igreja de Rande, no dia solene da Visita de D. João, depois da recepção festiva…


Arco e restos de tapete de flores, por onde passou D. João Miranda em Abril de 1997.


No âmbito da Visita Pastoral de Abril de 1997: Visita de D. João Miranda Teixeira à Associação Casa do Povo da Longra – Recepção de Boas Vindas, pela Direcção, desse tempo, na companhia do pároco Padre Abílio.


Dez anos depois, sendo pároco o Padre Abílio Barbosa, proporcionou-se segunda vinda de D. João Miranda, tendo o referido Bispo-Auxiliar repetido sua estada então, corria 1997, em Visita Pastoral que decorreu durante uma semana, tendo visitado os doentes da paróquia em suas casas, depois convivido com os idosos em festa apropriada, como teve reuniões com os Grupos de trabalho paroquial, também houve oportunidade de ter visitado como instituição representativa a Casa do Povo da Longra (onde, depois de D. João ter descerrado uma lápide alusiva e ter assinado o livro de honra, se inteirou da vida da Associação e conviveu com crianças e adultos dos grupos e actividades da instituição), tal como ainda quis conhecer as crianças da paróquia em visita que efectuou à Escola Primária EB1 da Longra, até que no domingo seguinte aconteceu apogeu na recepção festiva e celebração da missa comunitária.

Passados anos, embora a título privado, o também felgueirense D. Armindo Lopes Coelho, quando era Bispo da Diocese, veio em 2004 à igreja paroquial de Rande para celebração de um casamento, de pessoa da sua família.

Padre Manuel Joaquim Ferreira
Actual pároco de Rande (desde 07-01-2001), em cuja paroquialidade ocorreu a mais recente Visita e acontece a contemporânea presença de um Bispo em S. Tiago de Rande.

Procissão acompanhada da banda filarmónica

D. António José Cavaco Carrilho

Ainda no mesmo ano, aquando da Festa da Paróquia, cujo dia principal coincidiu num domingo, veio em 25-7-2004 D. António José Cavaco Carrilho, que nesse tempo era um dos bispos auxiliares da diocese, o qual celebrou, na igreja de Rande, o Crisma de jovens das paróquias administradas pelo Padre Manuel Joaquim da Costa Ferreira, pároco de Rande e Sernande (e, ao tempo, também da Refontoura). Sendo essa festividade do Padroeiro S. Tiago abrilhantada com tão honrosa presença, incluindo tal festa de Rande desse ano, além do decorrente programa festivo, um especial revivalismo na actuação de uma banda filarmónica, em acompanhamento de honra à visita pastoral em apreço.

Até que presentemente acontece, pela primeira vez, uma oficial vinda a Rande do principal Bispo da diocese, como agora sucede com a visita do Bispo Diocesano D. Manuel Clemente.


© ARMANDO PINTO

Bibliografia: Excertos do capítulo Memórias Paroquiais, do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, ed. 1997; e de artigos no jornal Semanário de Felgueiras, Jul. 2004 e Fev. 2007.

Sem comentários: