quarta-feira, 8 de abril de 2009

PÁSCOA NA REGIÃO SUL DE FELGUEIRAS | COMPASSO PASCAL DE RANDE E NA VILA DA LONGRA


Estamos na época da Páscoa. Sendo esta uma época que muito diz ao sentimento comunitário, é plena em sinais de vivência espiritual e de religiosidade popular, particularmente em contornos consubstanciados no apogeu que representa o tradicional Compasso Pascal.

Do inerente sortilégio, além dos passos da Paixão e tocantes cerimónias da Semana Santa, efectivamente é no dia de Aleluia, quando a comunidade paroquial é honrada e se ufana com a tão enraizada Visita Pascal, que mais ressoam imagens perenes em tal apego comum.

Incidindo atenções à nossa área própria, retenha-se assim uma visão do resistente costume da ida da cruz, enfeitada a preceito e com honras, às casas dos paroquianos, nesta zona sul do concelho de Felgueiras.

Do facto, por entre o muito possível de ser vincado, naturalmente melhor que mais palavras valerão diversas imagens que se juntam. Aliás, quanto a descrição das antigas tradições e costumes que ainda perduram, já se registou algo alusivo em texto apresentado aqui há um ano, em artigo / “post”
colocado neste “blog” no devido espaço de 21 de Março de 2008, antecedente à Páscoa / 2008 – no qual se apresentaram algumas fotografias, das quais, desta vez se repete apenas a mais antiga e agora juntamos algumas outras (do material que possuímos, motivo que leva a não poder incluir mais, sobretudo de outras freguesias da área da actual Vila da Longra), num simples intento de anotar ainda e sempre mais parcelas históricas da cronologia retrospectiva da nossa memória local.

Compasso de Rande, em tempo da 1ª República (década dos anos 20), presidido pelo pároco Padre Augusto Correia.


Compasso da paróquia de Sernande, a passar pelo centro da Longra (como na época era habitual) – reportando ao ano de 1972, quando presidiu ao trajecto, em representação do então pároco Padre João, um seminarista da Ordem dos Capuchinhos.


Compasso de Rande, em 1992 – ano em que andou com o Compasso um então “Noviço” dos Carmelitas da Mata – conforme fotos da chegada e visita a uma casa da então (ainda) Povoação da Longra.

Cruzes paroquiais, engalanadas para o Compasso, a postos para os dois itinerários respectivos em Rande no ano de 1998.

… Em cujo ano (1998) o Compasso esteve a cargo do Grupo Coral de S. Tiago de Rande (como serve de recordação a pose de conjunto, à saída do Compasso, no final da missa matinal)…

… E (do mesmo ano, 1998), se registou à posteridade, na chegada à igreja em fim de jornada, os elementos que fizeram os correspondentes percursos.

Imagem panorâmica, do imaginário visual que desperta o andamento do Compasso Pascal pela freguesia…

Chegada do Compasso Pascal de Rande a uma casa da Vila da Longra:
Imagem respeitante a 2008, em que, no caso do registo fotográfico, a Visita Pascal foi presidida por representação do Grupo de Acólitos…


© ARMANDO PINTO

Sem comentários: