domingo, 19 de abril de 2009

24/25/26 DE ABRIL | COMEMORAÇÕES DO 70º ANIVERSÁRIO DA CASA DO POVO DA LONGRA | FELGUEIRAS


A Casa do Povo da Longra completa 70 anos de existência no próximo dia 26. Sete décadas de actividade cultural, desportiva, de assistência médica e de protecção social, mercê do trabalho voluntário de sucessivas gerações, que a tornaram mítica e a mais emblemática na larga região da Longra. Actualmente, considerada como uma espécie de “CCB” do concelho – epíteto de elogio face pelas múltiplas actividades levadas a efeito –, a CP Longra alberga várias valências (grupos de teatro, folclore, dança, fados, cavaquinhos, entre outras) desenvolvidas por cerca de 100 agentes culturais, desde os 5 até aos 70 anos de idade. O Carnaval da Longra, o maior do concelho, e a trimestral Feira Popular e Tradicional da região têm sido coorganizados pela associação com as juntas de freguesia locais.

A etapa seguinte, a muito breve prazo, incidirá na recuperação da vertente social da Casa, virada para a população da Vila, especialmente no tocante à 3.ª idade mas em interacção com as gerações mais novas.
E o certo é que a colectividade acaba de receber aquilo a que os seus dirigentes designam como a melhor “prenda de aniversário”: o reconhecimento de IPSS.

Os dirigentes da Casa, em entrevista ao SF (reproduzida na próxima edição), consideram-se felizes, por um lado, e amargos, por outro. Felizes, pelo trabalho desenvolvido; amargos, porque, queixam-se eles, a instituição não tem tido a atenção das entidades oficiais, nomeadamente na área cultural, tanto por parte do Ministério da Cultura como da Câmara Municipal.

Daí que as comemorações do 70.º aniversário vão ser feitas mediante a habitual agilização de protocolos e parcerias com outras entidades culturais (como, por exemplo, a Associação José Afonso – AJA Norte, e o Conservatório de Música de Felgueiras), com um patrocínio da Caixa Agrícola e com a colaboração das juntas de freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

Programa:

Dia 24 - sexta-feira, pelas 21,horas, na sala de espectáculos, com o Sarau Cultural “Era uma vez… 25 de Abril (de 1974)”, composto por música, teatro e poesia. Intervirão a Escola ArtMusic (Lixa), os alunos da Escola EB1 de Varziela, o Conservatório de Música, entre outros.

Dia 25
- dia da Revolução dos Cravos –, pelas 21,30 horas, está marcado um grande concerto musical, denominado “O Canto de Intervenção”, em que actuarão oito elementos da AJA Norte (Gabriela Marques, Ana Afonso, Paulo Esperança, Ana Ribeiro, Miguel Marinho, Fernando Lacerda, Paulo Veloso e Eduardo Pinheiro), bem como o conhecido cantor de intervenção Tino Flores (viveu o Maio de 68), com Luís Almeida e Paulo Rodrigues. Antes do concerto, pelas 19,30 horas, haverá lugar ao Jantar “Conviver em Liberdade”, no Restaurante Juventude, na Longra, convívio, este aberto a toda a gente, mediante inscrição prévia.

Dia 26 - pelas 9,30 horas, será prestada uma homenagem na igreja de Rande aos associados da CP Longra já falecidos.
Pelas 10,30 horas, haverá lugar a ginástica ao ar livre, orientada pela Professora Cristina Lopes.
De tarde, a festa prossegue pelas 15 horas, com uma breve conferência sobre a história da Casa, com a intervenção do docente Santos Pinho e de Fátima Fonseca (filha de um antigo presidente da associação), seguindo-se uma festa com todas as valências da Casa do Povo.

A festa de aniversário terminará com um grande bolo de aniversário, onde serão apagadas 70 velas que simbolizam os anos que esta associação concelhia já viveu.

Sem comentários: