sexta-feira, 17 de abril de 2009

‘LOVE! AMOR UNIVERSAL’ É O TÍTULO DO LIVRO DE MANUEL AIRES

» O felgueirense Manuel Magalhães Aires, vai lançar no dia 25 de Abril o livro “Love! Amor Universal”.

Colaborador da Caixa Geral de Depósitos desde 1981, reside em Sendim.

Desde a infância que se dedica ao estudo e aprendizagem. As primeiras histórias e lições da vida escutou-as da avó materna e simultaneamente madrinha. Manuel Aires é o primogénito de sete irmãos. Na escola teve “uma professora excepcional, D. Adelina”, que o ensinou “sempre a não decorar mas a usar a inteligência para descobrir e compreender o porquê das coisas, entender como tudo acontece e perceber a finalidade da nossa vida”.

No Seminário Vicentino de S. José em Lagares, Felgueiras, adquiriu o verdadeiro hábito e método de estudo.

Cursou no liceu Nacional Alexandre Herculano, no Porto, e mais tarde Ciências Sociais na Universidade do Minho, em Braga. Esteve matriculado no curso de Medicina na Universidade do Porto mas o entusiasmo pelas Ciências Sociais foi a sua escolha.

A ideia de escrever um livro nasceu cedo mas só agora foi possível concretizar. “Na Universidade do Minho descobri que algo urgia fazer: a ciência e técnica evoluíram de tal modo que já foi possível a viagem espacial até à Lua. E aqui na nossa Terra, tantos problemas para solucionar: O fosso entre pobres e ricos cada vez mais acentuado e escandaloso. Agora pagamos todos as favas com a crise financeira e económica para desgraça de todos nós.

Darwin advogou a luta pela sobrevivência e a prevalência do mais forte. Marx fez a apologia da luta de Classes. Freud acabou com o tabu sexual e a castração psicológica do celibato. Mas o que nos distingue a todos nós seres humanos, não é a dialéctica, a contradição e a luta de classes, mas, sim a nossa vivência humana e civilizada como seres sociais: a colaboração, a cooperação, o empreendimento e trabalho para o bem comum. Por outro lado surge a questão ecológica vital para a nossa sobrevivência como espécie viva à face da Terra”, explica.

Quanto à essência do seu livro “Love!Amor Universal” “é um alerta para a nossa ligação à natureza como espécie viva que somos.

É uma nova Ética, nova filosofia para a nossa vida e o incentivo a uma nova atitude humana perante os desafios que hoje se nos deparam neste nosso mundo global”, assevera.

O que o levou à escolha do título “Love! amor universal”? Manuel Aires explica: “Love! Amor Universal, é um grito bem forte. Descartes escreveu: Penso, logo existo. Eu digo: Ama a Vida. E serás feliz.

De que vale à espécie humana dominar todo o mundo a ponto de pôr em risco e em causa a sua própria sobrevivência como espécie viva que é? Só contribuirá para construirmos o nosso próprio cadafalso. Amar é uma necessidade humana vital tão ou mais importante que pensar. Nós podemos fazer e construir o mundo melhor.

Esta é a razão de ser deste livro: Love! Amor Universal”.

O livro, frisa, “é um trabalho maduro, amadurecido e sempre jovem, não é contra nada nem contra ninguém. É um grito de alerta positivo. É um hino à natureza, à vida e à nossa humanidade. É uma nova filosofia baseada na auto-estima pela nossa própria saúde pessoal e colectiva. Tem como base a amizade e entreajuda. É um hino ao amor e à alegria tão parcos e escassos nestes nossos dias. O amor é o alimento da nossa alma. A razão da nossa vida. O contínuo milagre da terna e eterna juventude”.

Lamenta a falta de apoio da Câmara e agradece o apoio dado pelas Juntas de Margaride, Idães, Lagares, Pedreira, Refontoura e Sendim.

“Love! Amor Universal” vai ser lançado em primeira-mão no próximo dia 25 de Abril, pelas 17h30, no auditório do Semanário de Felgueiras


Sem comentários: