sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

UM PADRE QUE DEITA MÃOS À OBRA


Padre Manuel Joaquim, pároco de Rande, Sernande e Idães/Barrosas, quer os templos das paróquias com dignidade...

Obras da Igreja de Rande


As paróquias de Rande, Sernande e Idães, comandadas pelo padre Manuel Joaquim, têm pelas suas Igrejas um carinho especial. Mas, os templos, devido à sua antiguidade, carecem de obras de conservação e beneficiação.

Em Sernande, a Igreja local foi renovada no ano passado e as obras, que custaram cerca de 60 mil euros, já foram pagas. Agora, as atenções estão centradas na Igreja de Rande, que está a ser alvo de uma profunda remodelação interior.

“As obras visam dar mais brilho à beleza das celebrações dominicais e dotar a Igreja de melhores condições para que as pessoas se sintam bem”, disse ao SF o padre Manuel Joaquim.

Onerosos, os trabalhos deverão estar concluídos em Maio. A intervenção é ampla, conforme explicou o pároco que referiu que “foram descobertas coisas valiosas que estavam tapadas pelas paredes da Igreja”.

“Era necessário fazer esta obra e quisemos fazer uma coisa bem feita com uma intervenção geral”, frisou. Para que os trabalhos sejam liquidados, a ajuda da comunidade é essencial. “Precisamos do apoio do povo porque em termos oficiais não temos qualquer apoio”.

A necessitar de uma intervenção está também a Igreja de Idães, especialmente ao nível do telhado e do tecto. Mas, de momento não é possível avançar com essa empreitada.

“Quando chegar o momento vamos ao encontro do povo. Defendo que deve ser criada uma comissão de obras”, sublinha o padre Manuel Joaquim, que reconhece que “a crise financeira que se vive em Portugal não ajuda nada para que as pessoas possam contribuir”.

O desejo do pároco é que as três Igrejas tenham a dignidade que merecem. Vontade de deitar mãos à obra não falta.
REPORTAGEM- SEMANÁRIO DE FELGUEIRAS

Sem comentários: