sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

NÚMEROS DE POLÍCIA NA LONGRA – FELGUEIRAS

Porque datas há que devem ser fixadas, quando se faz História de algo, tem de se anotar este mês de Fevereiro de 2009 como tempo da atribuição oficial dos números de polícia às casas da Vila da Longra: Quanto à História e Cronologia da nossa Longra.

Em tempos recuados, à época da existência da Associação Pró-Longra, as ruas da então Povoação da Longra chegaram a ter um nome respectivo, cada qual, e as portas das casas estiveram numeradas. Particularidade que depois se perdeu, nas transformações do tempo – conforme está historiada no livro da colectiva memória local, de onde se respiga uma gravura coeva, na pertinência do caso.



Aspecto parcial do Largo da Longra, ainda de terra batida, em tempos dum primitivo táxi da localidade - vendo-se partes da casa da Loja da Ramadinha e da casa do antigo Correio, muito antes da construção do fontanário (foto da colecção particular do autor e constante do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”)…

Chegados tempos presentes, depois de longas eras mediadas, há finalmente uma retoma dessas características.

Como foi do conhecimento público, decorreu durante o ano de 2008 a inscrição para a requisição dos chamados números de polícia, ou seja da numeração para identificação postal, vulgo números das portas. A lei exige, há muito, que todos os edifícios sejam identificados por um respectivo número, mas isso era coisa que por estas bandas nem falada era, salvo conhecidas excepções, a par com a falta de toponímia (nomes de ruas). Finalmente, o ano passado a Câmara resolveu fazer a conhecida campanha, por via da respectiva incumbência através das Juntas de Freguesia, e então o processo teve andamento. Agora (como é do domínio público, visto terem sido recepcionadas cartas alusivas esta semana, pela maioria das pessoas), chegaram, por correio, as comunicações aos proprietários das casas da região, dando conta do número de cada qual.

Em virtude da referida comunicação indicar o prazo de um mês para a inerente colocação, em Março deverá já estar patente na Longra significativa quantidade dos correspondentes números das portas – sendo então, assim e portanto, o próximo mês de Março ocasião digna de registo, de tal facto. Apenas ficando a faltar, por ora, a colocação de placas com os nomes das ruas, para que se saiba, efectivamente, a que local corresponde quaisquer dos números de identificação.

Embora a custo, como diz o povo sobre habitual demora a chegar, algum progresso tende a chegar também a esta zona, por fim. Esperando-se que as ruas não fiquem anónimas muito mais tempo, senão os números não terão a devida utilidade prática.

© ARMANDO PINTO

1 comentário:

Anónimo disse...

keria saber kual o preço da incriçao no carnaval da longra pf mandem a rsp para o meu mail vintesete_27@hotmail.com agradeço a rsp o mais breve possivel obrigado