sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CARNAVAL DA VILA DA LONGRA SAIU À RUA COM MILHARES DE PESSOAS A ASSISTIR.

Num dia em que s. Pedro ajudou à festa, o sol apareceu para dar mais brilho às cores das fantasias e das máscaras de Carnaval.

Na vila da Longra, crianças, jovens e adultos participaram no corso carnavalesco, organizado pelas juntas de freguesia, de Pedreira, Rande e Sernande, bem como da Associação da Casa do Povo.

O desfile contou com carros alegóricos, bem como de vários carros de populares, alegando a sátira e inúmeras crianças destacando-se a participação das escolas da Vila. Quanto aos foliões adultos… bem estes encheram o percurso com imensas encenações que fizeram as delícias da assistência. Como não poderia ser os temas bem actuais estiveram presentes no nosso Carnaval, entre muitos podemos citar temas como o magalhães, o julgamento do falso padre, a crise, os temas ligados a Câmara municipal (como não poderia deixar de ser os casos judiciais, as taxas de saneamento…), o casamento entre homossexuais, os blogues, e a falta de iniciativas para a juventude (sendo este dois últimos, temas da Vila).

É de notar, que apesar de não ser o único Carnaval no concelho de Felgueiras, o Carnaval da vila da Longra continua a juntar um número elevado na assistência; arriscaria avançar com um valor, mas… é difícil precisar. Mas que voltou a ter a multidão de outros Carnavais, voltou, arrisco-me apenas a dizer que foi ultrapassado o número do ano passado, dado a afluência de gente que se pode presenciar.

Para terminar, e por o Carnaval da Longra se prezar por manter vivas as tradições portuguesas não poderia faltar o velório do Entrudo, a fogueira e a leitura animada do Testamento do pobre coitado… como vem a ser habito a sátira tomou conta do texto, bem como muitos momentos de humor proporcionado pelos versos dedicado ao público, ansioso por saber o que iria levar para casa. Foi também neste momento que foram entregues algum dos prémios aos vencedores dos concursos.

Mas como uma imagem vale mais que mil palavras, nada melhor que algumas fotografias para uns recordar e outros verem aquilo que perderam.

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente exposição de factos... felizmente este ano fizeram jornalismo correcto e absteram-se de mencionar números, eu ate já esperava que viessem com uma qualtidade quiça superior a 15 mil, e quiça ainda se lembrarem de mencionar que os mesmos eram mencionados pela GNR presente...mas houve dignidade, foi bonito de se ver sim, é bonito de se rever...

Anónimo disse...

Á uns dias atrás comentei aqui que, este ano iam dizer que estiveram 15 mil a assistir ao carnaval, mas parece que me enganei e preferiram valorizar o essencial, a festa que é o carnaval.