quarta-feira, 7 de novembro de 2007

CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES NA VILA DA LONGRA COM MUITOS INSCRITOS


O Centro de oportunidades é uma oportunidade para os adultos com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano, possa ver reconhecidas, validadas e certificadas competências que adquiriram ao longo da vida em diferentes contextos.

O referencial de competências-chave para o nível básico, certificação do 4º, 6º e 9º ano, abrange as seguintes áreas de competências-chave: Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Tecnologias de Informação e Comunicação, Cidadania e Empregabilidade.


Aqui na Longra são já cerca de 85 os inscritos (6º e 9ºano) para as Novas Oportunidades. Sendo que neste momento já se encontram 47 em processo, 23 em duas turmas à segunda-feira e 24 à quinta-feira, também em duas turmas. Os restantes inscritos vão ter de aguardar a chamada, até ao final dos que já se encontro em processo.


Já o referencial de competências-chave para o nível secundário, certificação de 12º ano, abrange as seguintes áreas de competências-chave: Cidadania e Profissionalidade; Sociedade, Tecnologia e Ciência; Cultura, Língua e Comunicação.Aqui também já há inscrições (cerca de 20), apesar de as “aulas” só ter início previsto para Janeiro de 2008.


É de notar que uma vez que este nível é mais exigente, visto que se trata de um processo mais individualizado, o mesmo irá decorrer na Escola Profissional de Felgueiras, contrariando assim o que inicialmente estaria previsto, ou seja que o processo do 12º fosse dado também ele na Vila da Longra. Sendo que essa hipótese ainda não foi totalmente afastada, mas como nos foi informado, “é uma hipótese muito pouco viável”.

Sem comentários: