segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

FALECEU O PADRE JOAQUIM OLIVEIRA – ANTIGO PÁROCO DE VARZIELA, RANDE E SERNANDE | FELGUEIRAS

Padre Joaquim de Oliveira Ribeiro

Segundo notícia tornada pública ao fim da tarde de domingo, 25 do corrente mês de Janeiro, faleceu o Padre Joaquim de Oliveira Ribeiro – o conhecido Padre Joaquim Oliveira, que durante muitos anos foi pároco de Varziela e, também durante algum tempo, esteve à frente das paróquias de Rande e Sernande, todas paróquias da área da actual Vila da Longra.

O Padre Oliveira, natural da freguesia de Várzea de Ovelha, concelho do Marco de Canavezes, nasceu a 22 de Junho de 1925. Teve percurso formativo que passou por Folhadela (Marco) e Seminários de Vilar e da Sé (Porto). Foi ordenado Presbítero em 01 de Agosto de 1948. Após a sua Ordenação, foi coadjutor em Santo Tirso e pároco de Sanche e Várzea, no concelho de Amarante, até que veio para Varziela-Felgueiras, em 1953.

Imagens (verso e reverso) da Medalha Comemorativa
do 50 º aniversário, em 1998, da ordenação sacerdotal do Padre Joaquim Oliveira

Durante a sua longa permanência nesta região foi, entretanto, também Administrador Paroquial de S. Tiago de Rande e S. João de Sernande entre 1973 (depois do falecimento do saudoso Padre João Ferreira da Silva) até 1980. Entretanto, durante curto espaço de tempo, foi ainda pároco de S. Cipriano da Refontoura.

Capa do livro alusivo das “Bodas de Ouro de Ministério Paroquial do Padre Joaquim de Oliveira”, publicado pela Paróquia de Varziela aquando da respectiva comemoração, em 2003, sobre a paroquialidade do mesmo pároco em Varziela desde 1953.

Enquanto pároco de S. Miguel de Varziela chegou a comemorar as suas Bodas de 0uro (de 50 anos) da Ordenação Sacerdotal (1948 /1998) e de Pároco de Varziela (1953 / 2003). Eventos de que se juntam imagens e recordações anexas.

O seu funeral vai realizar-se nesta próxima terça-feira, dia 27, com levantamento da igreja de Pedra Maria - Varziela às 10 H 00, indo a sepultar em Folhadela- Marco de Canavezes.

© ARMANDO PINTO

Sem comentários: