quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

IGREJA DE S. JORGE DE VÁRZEA INAUGURADA DIA 18 DE JANEIRO | FELGUEIRAS

Fotos retiradas do site Atelier de Arquitectura

Projecto arquitectónico único no país, inaugurado pelo Bispo do Porto


As obras de reabilitação da igreja paroquial de S. Jorge de Várzea, em Felgueiras, vão ser inauguradas, no dia 18 de Janeiro, pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

Orçado em cerca de 150 mil euros, o projecto único no país, teve como objectivo transformar a igreja, num espaço mais apelativo, contemporâneo e acolhedor.

Os arquitectos Fernando Castro Coelho e Ana Fernandes procuraram não descorar o aspecto mais intimista da igreja e, tendo como ponto de partida "O monte como lugar da manifestação de Deus", elaboraram um projecto arrojado e diferente do habitual.

Depois da intervenção, a nova igreja ficou com a forma de um monte, para passar a ideia do local onde Jesus rezava. De resto, todo o projecto teve em conta as primícias da religião católica, nomeadamente no que diz respeito às entradas de luz, em forma de gotas de água, associadas à pureza da água utilizada no baptismo.

Para além da obra de reabilitação da igreja, o espaço contempla ainda um novo sacrário, um novo altar, pia baptismal e também um novo ambão, da autoria do escultor Paulo Neves.

A cerimónia de inauguração da igreja está marcada para domingo, dia 18 Janeiro, pelas 10h30.

Sem comentários: