terça-feira, 14 de setembro de 2010

VISITA GUIADA À IGREJA DE SANTA MARIA DE AIRÃES (SÁB, 18 DE SET, 16H) | FELGUEIRAS


No próximo Sábado, dia 18 de Setembro, pelas 16H, no âmbito da iniciativa "21 Dias com o Património", promovida pela Rota do Românico, efectuar-se-á uma Sessão de Esclarecimento e Visita Guiada à Igreja de Santa Maria de Airães.

A Igreja de Airães é um significativo exemplar da longa permanência do padrão construtivo da época românica no Vale do Sousa. Data do final do século XIII, embora esteja documentada desde 1091. Apesar de apresentar três naves, da construção românica, originalmente de uma só nave, conservam-se a cabeceira e a parte central da fachada ocidental. O portal principal revela capitéis fitomórficos e um friso com um padrão de laçaria de sabor céltico.

A iniciativa “21 Dias com o Património”, que iniciou-se no passado dia 3 de Julho, teve como objectivo aproximar a Rota do Românico da comunidade local, sensibilizando-a para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir e apelando à sua participação activa neste projecto turístico-cultural.

Fica o convite à participação nesta Visita, à descoberta das particularidades deste nosso ex-líbris monumental, que tantas vezes nos passam despercebidas.

Sem comentários: