quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FINALMENTE ILUMINADAS AS ROTUNDAS DA VARIANTE | FELGUEIRAS

Câmara rejeita responsabilidades no atraso da eletrificação do acesso à autoestrada

O presidente da Câmara de Felgueiras, o social democrata Inácio Ribeiro, disse, sexta-feira, que a autarquia não pode ser responsabilizada pelo atraso na eletrificação do acesso à autoestrada (A11).

O autarca lamentou que o gabinete do secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, tenha "tentado transferir para a autarquia uma responsabilidade que cabe à empresa concessionária", sobre a eletrificação do troço que faz a ligação entre a cidade de Felgueiras e a A11.

"Lamento que o senhor secretário de Estado tenha tomado esta posição. Foi pena ele não ter dito também que me recebeu em abril passado e que então se comprometeu a contactar a concessionária e resolver os problemas de segurança", sustentou o autarca.

Quinta feira, o vereador socialista na oposição autárquica, Eduardo Bragança, disse à Lusa que o gabinete de Paulo Campos tinha responsabilizado a Câmara de Felgueiras pelo atraso na instalação da iluminação no acesso da cidade à autoestrada (A11).

O autarca socialista esclareceu que tinha recebido do gabinete do secretário de Estado um ofício onde se lia que o acesso à autoestrada "é do domínio público da Câmara Municipal de Felgueiras, constituindo uma obrigação do município o licenciamento do projeto de iluminação, junto da EDP".

A questão da inexistência de iluminação naquela via, inaugurada no dia 29 de junho de 2009, nomeadamente nas várias rotundas existentes, tem preocupado a classe política local e a população devido ao elevado número de acidentes rodoviários, com vítimas mortais e feridos graves.

O presidente da câmara rejeita "qualquer responsabilidade" nesta situação, frisando que a autarquia "nada pode fazer em termos de pedido de licenciamento, porque a obra, apesar de ter sido aberta à circulação, ainda não foi rececionada pelo município, simplesmente porque não está pronta."

Inácio Ribeiro esclareceu que se reuniu na semana passada com elementos da concessionária, da empresa construtora e gabinete projetista do troço e que foi decidido por esses três interlocutores diligenciar, durante esta semana, no sentido de concluir o processo de licenciamento da eletrificação.

"Ficaram de me dar uma resposta até hoje (sexta feira). Se o não fizerem, face à gravidade da situação, terei de equacionar que posição tomar", afirmou o autarca do PSD.

Inácio Ribeiro lamentou, por outro lado, que a concessionária esteja a cobrar portagem pelo referido troço, apesar deste, "formalmente, não estar ainda concluído nem ter sido inaugurado".


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

2 comentários:

Anónimo disse...

-Agora só falta tratar dos belos jardins das rotundas

Anónimo disse...

Quem lá pos as lindas pedras (ou calhaus) é que deveria ir lá regalas e arrancar as ervas.........