quinta-feira, 3 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 5 DE JUNHO


Numa iniciativa em parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras e a (incansável) SALTA FRONTEIRAS Associação, vamos procurar celebrar localmente o DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, no próximo Sábado, dia 5 de Junho.

O Ambiente é uma questão que a todos deve dizer respeito, no sentido de salvaguardarmos uma TERRA para os nossos filhos e netos.

E, com pequenos gestos, como o da redução e reciclagem de resíduos, poderemos, em conjunto, fazer maravilhas e contribuir solidariamente para um melhor Ambiente e um Futuro Sustentado.
O altruísmo que Vos pedimos, desta vez, é de participarem e divulgarem, sobretudo pelos mais pequenos, as iniciativas propostas: quem sabe se os marcará responsavelmente para o resto da vida!

5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente

MANHÃ - PERCURSOS INTERPRETATIVOS AMBIENTAIS09h30 - Percurso Pedestre guiado pelas margens do Rio Sousa (concentração na Igreja de Santa Maria de Airães)Organização técnica garantida pela "Salta Fronteiras", com acções de monitorização da qualidade da água e interpretação ambiental.Transporte na CM Felgueiras, dos inscritos da cidade de Felgueiras, para o local de início do percurso, às 9h00, e respectivo regresso, às 12h30

TARDE - ATELIER DE PROTECÇÃO AMBIENTAL (em colaboração com a Paróquia de Airães, enquadrado no Encerramento do Ano Catequético)

16h00 – Quinta do Roço (Airães)
• Construção de caixas-ninho para fauna selvagem• Abordagem sobre as aves mais comuns no Concelho e Vale do SousaActividade de orientação técnica da "Salta Fronteiras" e Junta de Freguesia de Airães

NOITE - ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR!

21h00 – Auditório da Câmara Municipal de Felgueiras (Recepção dos participantes)
21h30 – Sessão de abertura com o Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Dr. Inácio Ribeiro, e o Vereador do Pelouro do Ambiente da CMF, Dr. João Sousa.
22h00 – Apresentação do (fantástico) Projecto "Cursos de Água - Corredores de Vida e Tradição", com apresentação da (persistente) acção pedagógica desenvolvida pela ECO-ESCOLA da EB 2/3 de Airães (Prof. Rosa Amélia Coelho)
23h00 – Projecção de Documentário sobre a Água.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também houve antes:
Com vista a uma futura limpeza das margens do Rio Sousa, a Salta Fronteiras e a Junta de Freguesia de Rande, realizaram uma acção de reconhecimento na freguesia de Rande, no passado dia 29 de Maio.
09.00 - Junta de Freguesia de Rande - Fórum Ambiental
10.30 - Percurso de reconhecimento nas margens do rio Sousa
12.30 - Piquenique/Almoço ao ar livre.
Conforme avisos feitos, a participação foi livre e destinada a todos os que se preocupam com as questões ambientais, nomeadamente a preservação dos rios e cursos de água - corrente de vida do ser humano.