terça-feira, 5 de maio de 2009

15º ANIVERSÁRIO DO RANCHO DA CASA DO POVO DA LONGRA - FELGUEIRAS


Perfaz agora 15 anos que foi criado o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Longra.
Assim, na passagem da data jubilar do décimo quinto aniversário de existência do Rancho em apreço, virá também a preceito um vislumbre pelo seu itinerário. O que se apresenta, por esta via, nomeadamente através de ilustrações com fotos da colecção particular do autor, algumas das quais insertas nalguns dos livros entretanto escritos, os quais ficaram guardados na biblioteca da casa; e dos mesmos mais exemplares repetidos, ainda, ficaram patentes no expositor envidraçado para o efeito doado à Associação; enquanto outras, há alguns anos já, também se perpetuaram com cópias fixadas na galeria histórico-fotográfica que o mesmo ofertou à casa.

1994 – Grupo pioneiro, dos elementos iniciais do Rancho da Casa do Povo da Longra, aquando da estreia oficial

Este Rancho, inicialmente infantil e depois infantil e juvenil, foi instituído a 5 de Maio de 1994, sendo seus fundadores Armando Pinto e Deolinda Sampaio.

Desde logo ficou o próprio fundador a presidir ao agrupamento, em acréscimo à então função de Vice-presidente da Associação Casa do Povo da Longra, mantendo depois a respectiva presidência do Rancho após ter passado, em Dezembro de 1996, a Presidente da Direcção da mesma A C P L.

Entretanto, ainda em 1994, depois de recolhas e levantamentos atinentes à recriação fiel das raízes etnográficas da região, de permeio com captações de elementos, realização de ensaios (precisamente no mesmo mês de Maio), aquisição de instrumentos e angariações de materiais, mais confecção dos iniciais trajes, além de adereços e toda a panóplia de simbologia identificativa, o Rancho teve estreia na Festa de Natal da Casa do Povo, em Dezembro desse mesmo dianteiro ano.

No decurso do tempo, houve a necessária continuidade e consolidação – sendo desnecessário descrever todo o seu historial, pois está escrito nos livros alusivos que, todos os anos, o autor escreveu e foram publicados nos dez primeiros Festivais organizados internamente, ou seja até aos doze anos da correspondente existência.

Sequência de (três) imagens da composição do Rancho em 2000 – pose conjunta do agrupamento e grupos separados de rapazes e raparigas dos jovens desse tempo.

Como tal, importa recordar algo do passado entretanto decorrido, na linha do norte sempre traçado, por meio de imagens fotográficas que falam por si – dando a reter fisionomias de antigamente, notando que a maioria dos elementos iniciais mais jovens hoje até já têm suas famílias constituídas, por exemplo, bem como outras sucessivas transformações que foram emergindo, pelos tempos fora.

Passados estes quinze anos, data jubilar das primeiras bodas importantes de qualquer contagem cronológica, apraz registar o cunho desta existência que, em seu tempo de criação, reabriu as portas da sala de espectáculos da Casa do Povo e restituiu à localidade suas razões tradicionalistas de capital cultural.

Pois então, porque há imagens que valem muitas palavras, lega-se o seguinte “filme” impresso, referente à existência deste institucional Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, nesta ocorrência que deverá ser motivo de reflexão de todos os que se importam com valores dignos de registo.

Clique para aumentar o Slide

© ARMANDO PINTO

Sem comentários: