sexta-feira, 14 de agosto de 2009

HISTORIAL DA INSTITUIÇÃO JUNTA DE FREGUESIA DE RANDE | FELGUEIRAS


Aproxima-se mais um período eleitoral para novo mandato dos órgãos autárquicos, ou seja das Juntas e Assembleia de Freguesia, mais executivo da Câmara e deliberativa Assembleia Municipal. Interessando aqui naturalmente tratar o tema no que respeita ao concelho de Felgueiras, na área da vila da Longra.

Estando assim prestes a chegar-se ao tempo em que os assuntos da terra mais são falados, pelo menos, prendem-se as atenções pelas questões da correspondente freguesia central, atendendo ao seguinte exercício decorrente da representatividade da autarquia local. Vindo a propósito, das eleições autárquicas/2009, um rememorando alusivo.

Ora, logo que levantar o verão, fica na mira essa premissa. Mas, antes disso, na actualidade, vem a talhe um vislumbre de memórias constantes dessa componente do quotidiano das populações, na expressão da identidade local que representou sempre o poder de decisão local.

Para o caso cingimo-nos à freguesia de Rande, obviamente, por ser da naturalidade e residência do signatário, fazendo-se uma retrospectiva apenas histórica, sem outros fins nem intenções, até porque o autor destas linhas não está integrado em quaisquer das candidaturas, que se perfilam no horizonte respectivo. Dando, por este meio, mais uma contribuição para o fortalecimento da mística conterrânea, nesta colaboração de quando em vez prestada a este local de encontro noticioso, sem com isto haver qualquer ligação à gestão do “blog” nem inerente comprometimento.

Desnecessário é recuar demasiado no tempo, porque o percurso das forças de representatividade local, seja o núcleo dos antigos Homens Bons da terra, seguintes Junta da Paróquia, Regedores e Junta de Freguesia, está tudo isso historiado no livro da monografia da região («Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras», publicado em 1997). Assim, pois, sabendo-se que, volvidas diversas situações nas sucessivas circunscrições administrativas por que passou, desde Honras, Julgados e Concelhos antes existentes e entretanto extintos, Rande passou a fazer parte do então refeito concelho de Felgueiras em 1853.


Entretanto, depois da divisão administrativa derivada à reforma liberal monárquica, em 1835 havia sido instituída legislação que instalou as Juntas da Paróquia, passando em 1840 a haver Regedores nomeados pelo governo. Até que, após a implantação da Republica, a Junta da Paróquia ficou a ser chamada de Junta de Freguesia, cuja oficialização ocorreu na prática por livro de actas iniciado em 1915 e teve código administrativo em 1918…

Assim sendo, vamos relembrar os presidentes da Junta de Freguesia a partir deste período (só não colocando os nomes dos restantes elementos para abreviar espaço, mas registados no referido livro):

Desde 1915 – Luís Gonçalves; 1916 – Abel Ribeiro Faria; 1918 – Comissão Administrativa (com Luís Sousa Teixeira, Henrique Barbosa Mendonça, Joaquim Lemos da Mota Amorim, António Sampaio e Luís Gonçalves); 1919 – Comissão Republicana (composta por José Xavier Pereira da Costa, Abel R. Faria, Adelino Pinto Sampaio Castro, António Marinho da Silva e João Barbosa de Babo); 1919 (Junta) – Henrique B. Mendonça; 1920 – Luís S. Teixeira; 1926 – Comissão Administrativa (com José Magalhães Côrte-Nova, João Dias Azevedo Sampaio e António Cunha Teixeira), 1928 – idem (c/ António C. Teixeira, José Maria Ferreira e José Costa Nogueira); 1932 – Luís S. Teixeira; e no mesmo ano (por doença do sr. L. Teixeira da Quinta) – António Sousa Gomes; 1945 – Adriano Ribeiro da Cunha (da Casa de Valdomar de cima): 1959 – António Ribeiro Macedo Guimarães; 1975 – Comissão Administrativa (formada por Joaquim Alberto Faria, António Manuel da Costa Pinto e João Hilário Dias); e (depois da 1ª eleição livre) a partir de 1977 – Joaquim Alberto Faria; 1983 – Adriano Ferreira Coelho; 1998 – Alberto da Silva Martins; 2002 – Victor Pedro da Costa Ribeiro.


Posto isso, relembra-se algo possível (de material guardado pelo autor deste artigo, desde que começaram a ser distribuídos prospectos impressos), como recordação das eleições decorridas nas últimas décadas, inserindo os manifestos eleitorais das candidaturas vencedoras, com os inerentes programas de obras e intenções dos sucessivos exercícios de permeio decorridos.

( CLICAR SOBRE AS IMAGENS PARA AMPLIAR )


Panfleto referente à eleição autárquica em Rande, realizada em Dezembro de 1982, para o mandato iniciado em 1983.




Idem – Eleição de Dezembro de 1985

Da eleição de 1989

Eleição de 1993


Eleição de 1997

Eleição de 2001


Eleição de 2005
© ARMANDO PINTO

1 comentário:

Portal do Sul disse...

No blog IMAGENS DE CAMPANHA/2009,c/ post de um autdoor de Felgueiras, lê-se um coment refente ao vosso blog, que merecem conhecer por quanto parabeniza o VILADALONGRA.
«De Gilberto a 19 de Agosto de 2009 às 16:25
No meio disto tudo, não havendo grande fé popular nos partidos políticos, salva-se o empenho genuíno das causas. Como reparamos num blog regional, por acaso da região de Felgueiras, mostrando que ainda há espírito puro, apenas por paixão a uma terra, subjacente ao purismo do país profundo, conforme se lê num post sobre história da Junta de Freguesia da localidade retratada nesse blog
www.viladalongra.blogspot.
onde fica patente bairrismo desinteressado, empenho pela coisa pública e da memória colectiva. Que os que se arvoram em políticos pensem bem no que vale a ideologia pura.»
Sigam sempre assim.