sábado, 2 de agosto de 2008

RESULTADOS DA VOTAÇÃO AO INQUÉRITO SOBRE OS 5 ANOS DA VILA DA LONGRA | FELGUEIRAS

Uma vez que as pessoas (em maior número do que esperava) participaram desde logo nesta votação, o mínimo é dar uma justificação na demora deste post. Os resultados da votação foram publicados a 22 de Julho, visto termos anunciado que a votação terminaria a 21 de Julho; na altura não publicamos o respectivo post que deveria fazer a analise uma vez que aguardávamos pelo debate (que certamente trataria igualmente de um balanço de Longra a Vila e assim poderíamos fazer um balanço geral) anunciado nas comemorações do 5ºaniverssário de Longra a vila, o que tal não veio a acontecer, desconhecendo-se que o mesmo se venha a realizar. Por isso decidimos avançar com o post da votação.

No que diz respeito a primeira questão levantada (universo: 116votos), convém referir que houve um erro da nossa parte aquando a publicação das votações. Se repararmos, a 1º (está tudo igual) e a 3º hipótese (de nada serviu o estatuto), acabam por de um certo modo representarem a mesma ideia. Não corrigimos quando demos conta do erro, uma vez que na altura já havia votos em ambas as hipóteses (não querendo assim descartar as votações já realizadas). Por isso, e esperando não estar a cometer nenhum erro do ponto de vista da análise, podemos dizer que maioritariamente (36,2% + 30,2% = 66,4%) a população acha que pouco ou nada serviu este estatuto.


Quanto a esta segunda questão, achamos que é importante frisar que ninguém (num universo de 95 pessoas) acha que a Vila é um lugar que cativa os jovens. Achamos que esta deveria ser uma questão a analisar, uma vez que os jovens são a população activa do futuro. Quanto as outras hipóteses, achamos que não há surpresas. Pois, se de facto, a vila é um lugar bom para se viver (31,6% dos votos), também ela (vila) juntamente com o concelho parou no tempo (51,6%), pouco ou nada se faz (e não me refiro apenas a obras, também me refiro a eventos sócio-culturais onde a população se possa envolver de uma forma mais directa).

Relativamente a questão “o que acha que faz falta à vila”, pelos vistos a maioria (97,8% num universo de 90 pessoas) acham que continua a faltar algo à vila. Mas isso é normal, por muito que se faça nunca se consegue fazer agradar a todos. Dessa maioria, grande parte gostariam de ver na vila mais espaços verdes (jardins) e ate mesmo um polidesportivo (este já prometido em tempos pela Sr.ª. Presidente de Câmara) para todos podermos praticar desportos sem ter se sair da vila.



Antes de mais queríamos aqui frisar que esta questão foi colocada, não para ferir as entidades as quais a pergunta se refere, mas antes para informa-las da sua performance aos olhos da população. Pois achamos importante, após um longo caminho por parte do executivo de cada junta, este terem noção de se seu trabalho está ou não a satisfazer o público alvo. Pelos resultados obtidos junto de universo de 101 pessoas, vemos que de um modo geral a população está satisfeita. A maioria dos votos, concentram-se na hipótese “podiam fazer mais, mas não depende só das juntas”; o que vem mostrar que cada vez mais as pessoas têm a noção que as juntas têm órgãos superior que por vezes facilitam ou dificultam a realização de certos projectos.
Por fim, o “Vila da Longra” agradece a todos os leitores a participação nestas votações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como é do conhecimento geral, as limitações de recursos financeiros é uma realidade que leva as Juntas de freguesia, a desenvolver planos de actividades com muitas limitações orçamentais, não deixando que tal desenvolvimento seja o desejado, mais quando a Câmara, entidade que poderia e devia fazer como faz em Barrosas, continua de costas voltadas para a Longra.