segunda-feira, 22 de outubro de 2007

OBRAS DA IGREJA DE RANDE JÁ PROVOCARAM UMA BAIXA NA COMISSÃO FABRIQUEIRA

Parede onde se encontrava as escadas para o púlpito

Parede onde foi encontrado o nicho


Local do altar lateral


As obras na Igreja de Rande, já provocaram a demissão de um membro da Comissão Fabriqueira. Que segundo apuramos, se deveu ao facto de discordar com a retirada das escadas do púlpito.Ao que parece, a retirada das escadas do púlpito, e tendo em conta a inutilidade da mesma, irá trazer uma melhor utilização e ordenamento do espaço da Igreja, que ao longo do tempo se tem vindo a tornar pequeno. Tal como aconteceu em 1975 com a retirado de altar de Nª Sr.ª de Fátima, que por curiosidade ficava situado de frente ao Púlpito.

Recorde-se que estas obras iniciadas no passado dia 16 decorrem a bom ritmo, começando pela retirada dos altares laterais para restauração, que depararam para surpresa de muitos, que no mesmo local existe um grande espaço, que se julga ter feito no passado parte dos alteres existentes na época (ver imagens anexadas)Já no passado dia 23, deu-se início ao arranjo de paredes. Onde, se situava a Nª Sª de Fátima, também foi descoberto um pequeno nicho, que se encontrava tapado com tijolos (como se pode ver numa das imagens).

Com o decorrer das obras, podemos concluir, que esta Igreja já em tempos levou alterações significativas, importantes na história da mesma.Encontrando-se algumas destas documentadas no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras” de Armando Pinto.

Sem comentários: