sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

PADRE LUÍS RODRIGUES HOMENAGEADO NA LONGRA

As comemorações dos 25 anos da morte do padre Luís Rodrigues, iniciadas pela Câmara Municipal de Felgueiras no Verão passado, chegaram ao fim na sua terra natal, a freguesia de Rande, na noite do passado sábado (27 de Novembro), com uma conferência na Casa do Povo da Longra.

Nesta iniciativa, da Associação da Casa do Povo da Longra, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras - que esteve representada pelo presidente em exercício, António Pereira -, o professor jubilado Ângelo Alves foi o conferencista, tendo discorrido sobre o “Perfil biográfico do Padre Luís Rodrigues – Filho ilustre de Rande”.

O padre Luís Rodrigues foi um felgueirense que teve uma vida fecunda como sacerdote, compositor e pedagogo e que foi agraciado pelo Presidente da República como “Oficial da Ordem de Santiago da Espada”. Nasceu a 6 de Julho de 1906 e era um homem de vasta cultura, especialmente prolífico nas décadas 1930/1950.

No Verão passado, a Câmara Municipal promoveu, na Biblioteca Municipal, uma exposição bio-bibliográfica do padre Luís Rodrigues e baptizou uma rua do centro da cidade com o nome do prelado. Para além disso, promoveu um concerto musical, com algumas composições do homenageado, no Mosteiro de Pombeiro.

Diocese do Porto 29-11-2004

Sem comentários: