sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PRESIDENTE DA JUNTA DE PEDREIRA NÃO SE RECANDIDATA A NOVO MANDATO


Eleições autárquicas
PSD prepara listas de concorrentes às Juntas

O PSD Felgueiras deverá concluir até ao fim desta semana, os processos de candidaturas, com vista às próximas eleições autárquicas, num terço das freguesias do concelho.

Conforme nos disse o presidente da Concelhia social-democrata, João Sousa, até final de Fevereiro, outras tantas candidaturas a Juntas ficarão fechadas. Para Abril e Maio, ficam alguns casos que requerem, segundo aquele dirigente, «um tratamento especial».

É dado como certo que o PSD não vai convidar para as próximas eleições os actuais presidentes de Junta de Idães, Unhão e Revinhade. Por sua vez, é já também um dado adquirido que os presidentes de Vila Verde e Pedreira, não se vão recandidatar ao cargo, por razões pessoais.

João Sousa adiantou-nos ainda que este processo de preparação de listas nas freguesias tem, desta vez, algumas dificuldades acrescidas, mormente, por causa da Lei da Paridade, que obriga a que em cada três candidatos, um seja do sexo feminino ou masculino: «Esta imposição legal, leva-nos a ter que mudar os executivos nalgumas freguesias onde são formados apenas por homens», esclareceu.

Outra complicação, tem a ver com a limitação de mandatos, que no caso do PSD Felgueiras poderá inviabilizar que alguns eleitos voltem a concorrer, mas ao que sabemos, o seu número é muito reduzido.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

FALECEU O PADRE JOAQUIM OLIVEIRA – ANTIGO PÁROCO DE VARZIELA, RANDE E SERNANDE | FELGUEIRAS

Padre Joaquim de Oliveira Ribeiro

Segundo notícia tornada pública ao fim da tarde de domingo, 25 do corrente mês de Janeiro, faleceu o Padre Joaquim de Oliveira Ribeiro – o conhecido Padre Joaquim Oliveira, que durante muitos anos foi pároco de Varziela e, também durante algum tempo, esteve à frente das paróquias de Rande e Sernande, todas paróquias da área da actual Vila da Longra.

O Padre Oliveira, natural da freguesia de Várzea de Ovelha, concelho do Marco de Canavezes, nasceu a 22 de Junho de 1925. Teve percurso formativo que passou por Folhadela (Marco) e Seminários de Vilar e da Sé (Porto). Foi ordenado Presbítero em 01 de Agosto de 1948. Após a sua Ordenação, foi coadjutor em Santo Tirso e pároco de Sanche e Várzea, no concelho de Amarante, até que veio para Varziela-Felgueiras, em 1953.

Imagens (verso e reverso) da Medalha Comemorativa
do 50 º aniversário, em 1998, da ordenação sacerdotal do Padre Joaquim Oliveira

Durante a sua longa permanência nesta região foi, entretanto, também Administrador Paroquial de S. Tiago de Rande e S. João de Sernande entre 1973 (depois do falecimento do saudoso Padre João Ferreira da Silva) até 1980. Entretanto, durante curto espaço de tempo, foi ainda pároco de S. Cipriano da Refontoura.

Capa do livro alusivo das “Bodas de Ouro de Ministério Paroquial do Padre Joaquim de Oliveira”, publicado pela Paróquia de Varziela aquando da respectiva comemoração, em 2003, sobre a paroquialidade do mesmo pároco em Varziela desde 1953.

Enquanto pároco de S. Miguel de Varziela chegou a comemorar as suas Bodas de 0uro (de 50 anos) da Ordenação Sacerdotal (1948 /1998) e de Pároco de Varziela (1953 / 2003). Eventos de que se juntam imagens e recordações anexas.

O seu funeral vai realizar-se nesta próxima terça-feira, dia 27, com levantamento da igreja de Pedra Maria - Varziela às 10 H 00, indo a sepultar em Folhadela- Marco de Canavezes.

© ARMANDO PINTO

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

BISPO DO PORTO, D. MANUEL CLEMENTE VISITOU PARÓQUIA DA PEDREIRA | FELGUEIRAS


Bispo do Porto satisfeito com paróquias de Várzea e da Pedreira

Depois de três dias nas paróquias de Várzea e da Pedreira, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, fez um balanço positivo e salientou o empenho e trabalho realizado pelo pároco e pelas duas comunidades.

No sábado, presidiu à celebração da dedicação do altar da igreja da Pedreira, um momento presenciado por um igreja cheia de fiéis.

Na ocasião, D. Manuel Clemente salientou a importância da vivência cristã e a necessidade das pessoas perceberem a relevância de Deus, num mundo cada vez mais adverso.

Na celebração, que contou com ritos próprios, par além da dedicação, foram ainda crismados os jovens que terminaram o 10º ano da catequese no ano passado, numa celebração que ficará para a posteridade, como salientaram as pessoas que estiveram presentes na eucaristia.

Depois da celebração, o momento foi de confraternização, num jantar no salão paroquial, com mais de 250 pessoas presentes.


Aureliana Gomes

BISPO DO PORTO PRESIDIU À CERIMÓNIA DE DEDICAÇÃO E BÊNÇÃO DA IGREJA DE S. JORGE DE VÁRZEA | FELGUEIRAS


Dedicação da Igreja de Várzea encheu igreja

No domingo, o Bispo do Porto presidiu à cerimónia de dedicação e bênção da Igreja de S. Jorge de Várzea, que foi alvo de uma reestruturação profunda e que a tornou única no país.

Uma celebração cheia de simbolismo e emoção, quer por parte do padre Abílio que reforçou, com grande emoção, que se tratou "da obra mais importante em 25 anos", quer por parte dos paroquianos que não se cansaram de tecer elogios a uma obra que muito os orgulha.

Na cerimónia que durou cerca de duas horas e meia, foram ainda confirmados 28 jovens.

No final da celebração houve ainda tempo para o padre Abílio Barbosa agradecer a todos os que fizeram possível a concretização da obra, agradecendo aos paroquianos e também ao arquitecto Fernando Coelho e ao escultor Paulo Neves, presentes na missa.

Depois da cerimónia, foi tempo de confraternização, num almoço que juntou cerca de 270 pessoas, no salão paroquial de Várzea. O almoço serviu ainda para apresentar um documentário sobre a igreja, desde a sua construção, em 1970, até à grande revolução em 2008. Na tarde de domingo, houve ainda tempo para os discursos da presidente da câmara de Felgueiras e do presidente da junta de freguesia de Várzea.

Na sua intervenção, Fátima Felgueiras salientou o trabalho do pároco ao longo de 25 anos. "Temos de dar os parabéns à paróquia, mas principalmente ao padre Abílio que fez duas comunidades vivas e activas, sempre a trabalhar em prol de um objectivo comum", referiu.

As bodas de prata paroquiais terminaram com o cantar dos parabéns e a distribuição do bolo por todos os que se quiseram juntar á festa.

Aureliana Gomes

domingo, 18 de janeiro de 2009

BOLETIM INFORMATIVO | PARÓQUIA DE S.TIAGO DE RANDE | FELGUEIRAS

Clique nas imagens para aumentar

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"O NASCIMENTO DO SALVADOR", DO GRUPO DE TEATRO MACPIREMO, ENCHEU ONTEM A CASA DO POVO DA LONGRA | FELGUEIRAS

Para ver mais fotos clique sobre a imagem

Apesar de se tratar de um grupo amador, foram oferecidos aos espectadores cenários simples, mas muito bem conseguidos, acompanhados por músicas e interpretações instrumentais e vocais de bom nível, além dos trajes que reproduziam a época em que nasceu Jesus Cristo


Com casa cheia na Casa do Povo da Longra, o Grupo de Teatro MacPiremo apresentou ontem, com grande sucesso, o seu trabalho"O Nascimento do Salvador".

Ao longo de hora e meia, os jovens actores deste grupo das paróquias de Macieira da Lixa, Pinheiro, Moure e Refontoura proporcionaram um espectáculo muito bm conseguido.

Tratou-se de um espectáculo cénico-musical escrito pelo Padre André Ferreira (pároco das referidas freguesias) e Luís Carlos Silva, que relatou o maior acontecimento da história do mundo cristão, que foi o nascimento de Jesus Cristo, com base em passagens da Bíblia Sagrada.

Apesar de se tratar de um grupo amador, foram oferecidos aos espectadores cenários simples, mas muito bem conseguidos, acompanhados por músicas e interpretações instrumentais e vocais alegres e de bom nível, além dos trajes que reproduziam a época em que nasceu Jesus Cristo.

Face à qualidade das actuações e às mensagens de paz, amor e concórdia transmitidas, conseguiu-se na sala uma atmosfera muito agradável, não faltando os sucessivos aplausos dos espectadores para os jovens actores.

No final, o padre André agradeceu a todos os actores e demais pessoas que colaboraram neste trabalho, que foi apresentado durante a quadra natalícia nas quatro paróquias, terminando agora o ciclo de actuações da Longra.

O EXPRESSO DE FELGUEIRAS vai apresentar uma reportagem alargada sobre a matéria, com várias imagens, na edição em papel da próxima sexta-feira.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

BISPO DO PORTO, D. MANUEL CLEMENTE VAI ESTAR NAS FREGUESIAS DE S. JORGE DE VÁRZEA E DA PEDREIRA | FELGUEIRAS

O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, vai estar nas freguesias de S. Jorge de Várzea e da Pedreira, em Felgueiras, nos próximos dias 16, 17 e 18 de Janeiro.

A visita pastoral insere-se na comemoração das boas de prata paroquiais do Padre Abílio Barbosa.

Na ocasião, o responsável pela diocese do Porto deverá inaugurar o novo altar da igreja de Santa Marinha, na Pedreira, no sábado, pelas 16H30 e no domingo procederá à inaugura das obras de restauro da igreja matriz de Várzea.

IGREJA DE S. JORGE DE VÁRZEA INAUGURADA DIA 18 DE JANEIRO | FELGUEIRAS

Fotos retiradas do site Atelier de Arquitectura

Projecto arquitectónico único no país, inaugurado pelo Bispo do Porto


As obras de reabilitação da igreja paroquial de S. Jorge de Várzea, em Felgueiras, vão ser inauguradas, no dia 18 de Janeiro, pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

Orçado em cerca de 150 mil euros, o projecto único no país, teve como objectivo transformar a igreja, num espaço mais apelativo, contemporâneo e acolhedor.

Os arquitectos Fernando Castro Coelho e Ana Fernandes procuraram não descorar o aspecto mais intimista da igreja e, tendo como ponto de partida "O monte como lugar da manifestação de Deus", elaboraram um projecto arrojado e diferente do habitual.

Depois da intervenção, a nova igreja ficou com a forma de um monte, para passar a ideia do local onde Jesus rezava. De resto, todo o projecto teve em conta as primícias da religião católica, nomeadamente no que diz respeito às entradas de luz, em forma de gotas de água, associadas à pureza da água utilizada no baptismo.

Para além da obra de reabilitação da igreja, o espaço contempla ainda um novo sacrário, um novo altar, pia baptismal e também um novo ambão, da autoria do escultor Paulo Neves.

A cerimónia de inauguração da igreja está marcada para domingo, dia 18 Janeiro, pelas 10h30.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ENCONTRO DE CANTADORES DE REIS | DIA 16 NO EXTERIOR DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS


A 19ª edição do Encontro de Cantadores de Reis de Felgueiras está agendada para o próximo dia 16 no exterior da Biblioteca Municipal pelas 21h30. Vão participar os ranchos de:

Santa Maria de Pombeiro
S. Pedro de Torrados
Lavradeiras da Lixa
Macieira da Lixa
Passarias e Real
Pegadinhas do Ribeiral
Santo André de Friande
Santa Luzia de Airães
S. Martinho de Penacova
Varziela
Infantil e Juvenil do Bairro João Paulo II e Infantil

Juvenil da Casa do Povo da Longra

Preservar a tradição de cantar os Reis na sua forma mais genuína é o objectivo que preside a esta realização da Câmara Municipal.

domingo, 4 de janeiro de 2009

"NASCIMENTO DO SALVDOR" | 11 DE JANEIRO ÀS 15H00 NA CASA DO POVO DA LONGRA | FELGUEIRAS


Visite o site do Grupo de Teatro MacPiremo e fique a conhecer melhor este musical do Padre André Ferreira e Luís Carlos Silva.