domingo, 24 de fevereiro de 2008

ARRANCARAM E LEVARAM AS PORTAS DOS NICHOS DE SANTANA

Penedo e Nichos da Mata de Santana


Lamentavelmente os Nichos de Santana, foram palco de um estranho roubo, supostamente por inimigos da ordem pública e do património.


Em ponto grande os nichos como se encontram actualmente
em ponto pequeno podemos ver as portas em ferro que tinham perto de 80 anos.



Os supostos larápios, que até ao momento não foram identificados, arrancaram e levaram as portas em ferro dos nichos ali existentes, repetindo-se com o que sucedera, há anos com os Santos que estranhamente também eles desapareceram.

Lembramos que este espaço, agora propriedade da Junta de Freguesia de Rande, viveu nos últimos anos alguma turbulência, sobre a quem pertencia por direito, tendo sido mesmo movido um processo à Junta de Idães pelo antigo proprietário, na qual foi reconhecido tal direito a favor de Rande.

Este insólito como reprovável acto merece total repulsa da população de Rande, esperando que o facto tenha sido comunicado à GNR, para que proceda a averiguações.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

"FEIRA POPULAR E TRADICIONAL DA VILA DA LONGRA" 9 DE MARÇO


Vai realizar-se, no próximo dia 9 de Março, mais uma edição da Feira Popular e Tradicional da Vila da Longra.

Nesta edição e aproveitando a altura da Páscoa, uma época tradicionalmente melhor para o negócio, espera-se uma boa afluência de visitantes.

A organização desta Feira, que terá lugar nas antigas instalações da Metalúrgica da Longra, é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande, bem como Associação Casa do Povo da Longra.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

UM PADRE QUE DEITA MÃOS À OBRA


Padre Manuel Joaquim, pároco de Rande, Sernande e Idães/Barrosas, quer os templos das paróquias com dignidade...

Obras da Igreja de Rande


As paróquias de Rande, Sernande e Idães, comandadas pelo padre Manuel Joaquim, têm pelas suas Igrejas um carinho especial. Mas, os templos, devido à sua antiguidade, carecem de obras de conservação e beneficiação.

Em Sernande, a Igreja local foi renovada no ano passado e as obras, que custaram cerca de 60 mil euros, já foram pagas. Agora, as atenções estão centradas na Igreja de Rande, que está a ser alvo de uma profunda remodelação interior.

“As obras visam dar mais brilho à beleza das celebrações dominicais e dotar a Igreja de melhores condições para que as pessoas se sintam bem”, disse ao SF o padre Manuel Joaquim.

Onerosos, os trabalhos deverão estar concluídos em Maio. A intervenção é ampla, conforme explicou o pároco que referiu que “foram descobertas coisas valiosas que estavam tapadas pelas paredes da Igreja”.

“Era necessário fazer esta obra e quisemos fazer uma coisa bem feita com uma intervenção geral”, frisou. Para que os trabalhos sejam liquidados, a ajuda da comunidade é essencial. “Precisamos do apoio do povo porque em termos oficiais não temos qualquer apoio”.

A necessitar de uma intervenção está também a Igreja de Idães, especialmente ao nível do telhado e do tecto. Mas, de momento não é possível avançar com essa empreitada.

“Quando chegar o momento vamos ao encontro do povo. Defendo que deve ser criada uma comissão de obras”, sublinha o padre Manuel Joaquim, que reconhece que “a crise financeira que se vive em Portugal não ajuda nada para que as pessoas possam contribuir”.

O desejo do pároco é que as três Igrejas tenham a dignidade que merecem. Vontade de deitar mãos à obra não falta.
REPORTAGEM- SEMANÁRIO DE FELGUEIRAS

CTT DA LONGRA ASSALTADO



Dois homens de cara tapada (com capacetes) e munidos com uma arma de fogo assaltaram na manhã de hoje (sexta-feira), o posto dos CTT da Vila da Longra. Segundo apuramos, o assalto verificou-se por voltas das 11H30.

Desconhece-se os prejuízos deste assalto mas ao quanto sabemos devem ser significativos visto que tiveram acesso ao cofre.

Não sendo a primeira vez que este posto dos CTT é assaltado, por coincidência ou não, a última vez que foi assaltado também foi á sexta-feira e pela mesma hora.

A GNR esteve no local para tomar conta da ocorrência.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

ASSOCIAÇÃO DA CASA DO POVO DA LONGRA CONTEMPLADA PELO INATEL.

A Associação da Casa do Povo da Longra, foi contemplada com a oferta de um equipamento de som, uma mesa e colunas, bem como alguns instrumentos musicais, tais como, uma viola, uma concertina e um par de castanholas pelo “Planos Nacionais de Apoio", um projecto desenvolvido pelo INATEL no âmbito de três das áreas culturais onde desempenha, com acentuado relevo, a sua actividade cultural: Etnografia, Música e Teatro.

Na presente edição, referente ao ano 2007, foram contempladas 552 colectividades de todos os distritos e regiões autónomas, num investimento global anual que ronda os 500.000€ distribuídos pelos planos organizados:

- Plano Nacional de Apoio à Etnografia
São contemplados 278 Centros de Cultura e Desporto, com apoios que consistem na atribuição de instrumentos musicais e apoios financeiros com vista à aquisição de trajes e calçado tradicional.


- Plano Nacional de Apoio à Música
Atribuição de instrumentos musicais a 222 colectividades.


- Plano Nacional de Apoio ao Teatro
Atribuição de equipamento cénico de som a 45 Centros de Cultura e Desporto.


- Plano Nacional de Apoio a Boletins Culturais
Atribuição de apoios financeiros para a edição de Boletins Culturais, com o objectivo de promover e divulgar a actividades dos Centros de Cultura e Desporto. Foram contempladas 7 colectividades de todo o país.


A cerimónia das entregas, realizou-se no passado dia 10 na Guarda, mais concretamente no Teatro Municipal da Guarda.

SITE OFICIAL DE SERNANDE

Foto - Expresso de Felgueiras

http://www.sernande.pt/

Depois da divulgação do site de Sernande aqui no “Vila da Longra”, recebemos no passado sábado um e-mail do Presidente da Freguesia de Sernande, Senhor Eugénio Costa, onde nos informou mais detalhadamente sobre os objectivos do site de Sernande.
Desde de já agradecemos a amabilidade do Senhor Presidente, em nos disponibilizar estes esclarecimentos, que publicamos na íntegra:

Ex.mos Srs.

Em nome da Junta de Freguesia de Sernande, quero por este meio agradecer a amabilidade e reconhecer o sentido de oportunidade da vossa parte, relativamente à publicitação do nosso Site Oficial, assim como o teor do respectivo texto.

Esclareço que o site não é desta Junta de Freguesia, mas sim, da freguesia de Sernande (até o dominio é bastante ilucidativo), embora seja da responsabilidade da Junta de Freguesia. Quero com isto dizer, que esta é uma "ferramenta dinâmica" à disposição de todos quantos queiram colaborar sem quaisquer limites de capacidade e onde todos têm lugar, não estando portanto, só ao serviço da Junta de Freguesia.

Neste momento, estamos a trabalhar no sentido de recolher o maior número de informações para que o devido preenchimento de conteúdos, seja o melhor e espelhe a realidade da nossa freguesia.

Brevemente, faremos uma divulgação mais pormenorizada das capacidades desta "ferramenta" para que todos sem excepção possam usufruir da mesma, com destaque para o serviço on-line, onde os nossos fregueses já podem requerer documentação a partir de casa e de forma cómoda, assim como, propor noticias e eventos para a devida publicação.

Ao vosso dispor,

Cumprimentos

Eugénio Costa, Presidente da Junta de Freguesia

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

CINEMA NA CASA DO POVO COM O FILME “I AM SAM – A FORÇA DO AMOR” - 1 DE MARÇO / 21h30

Um magnífico filme sobre o grandioso poder do amor.

" I AM SAM - A FORÇA DO AMOR"

No próximo 1 de Março, pelas 21h30, no auditório da Casa do Povo da Longra, o Circuito de Cinema INATEL passa o filme “I Am Sam – A Força do Amor” um magnífico filme sobre o grandioso poder do amor.

Entrada livre.

Sam Dawson é um jovem pai que sofre de retardamento mental e se vê a braços com a tarefa de ter de criar sozinho Lucy, a sua pequena filha. Mas tudo corre bem até que a menina chega à idade dos 7 anos, a estimada idade intelectual do pai. Nessa altura, aproveitando o pormenor da criança alegadamente se recusar a evoluir na escola com o objectivo de não superar intelectualmente o pai, o estado intervém no sentido de retirar a custódia da menina a Sam. Este vê-se então na necessidade de contratar um causídico, acabando mesmo por conseguir os préstimos de uma brilhante advogada que aceita o caso 'pro bono' como forma de demonstrar aos seus pares que não está unicamente interessada em defender causas que lhe rendam bons honorários

Género – Drama Idade : M/12 Duração: 132m

Realização - Jessie Nelson
Elenco - Sean Penn, Michelle Pfeiffer, Dakota fanning, Dianne wiest, Loretta Devine, Richard Schiff, Laura Dern, Brad Silverman, Jospf Rosenberg e Stanley DeSantis

VIDEO DO CARNAVAL DA VILA DA LONGRA

Como o prometido é devido, aqui fica o vídeo do Carnaval 2008.
Depois de já termos mostrado o vídeo de fotos, vimos agora mostrar um pequeno resumo das filmagens do corso carnavalesco da Vila da Longra.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

AULAS DE SAÚDE NA LONGRA


Os médicos António Rocha e Maria de Lourdes Peixoto, ambos professores da USAF – Universidade Sénior e Autodidacta de Felgueiras, deram, na passada terça-feira, de tarde, na Casa do Povo da Longra, uma aula de saúde, denominada “Acção de Educação para a Saúde”, para um público alvo daquela região do concelho, pelo menos, acima dos 40 anos de idade, tendo sido a temática dessa aula “Hipertensão e seu Controlo”.

Não obstante ter-se realizado na tarde de um dia semana, foram cerca de trinta as pessoas que se deslocaram ao Salão Nobre da instituição para saberem um pouco mais sobre a Hipertensão Arterial (HTA) que afecta milhões de portugueses, cada vez mais e com efeitos negativos da qualidade de vida, principalmente dos pessoas já com uma certa idade.

A importância da Casa do Povo da Longra, como uma verdadeira instituição cultural, no concelho foram ideias sublinhadas pelos clínicos. “Esta Casa está no bom caminho. Pelo que tenho conhecimento, esta associação é a instituição que mais Cultura faz no concelho”.


NOTICÍA - SEMANÁRIO DE FELGUEIRAS

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

HOMENAGEM AO DIA DOS NAMORADOS

Ligue o som

O S. Valentim só se celebra uma vez por ano. E neste dia, uma música, um ramo de flores ou um jantar romântico é sempre especial… por isso o “Vila da Longra” lança o desafio, envie a este blog uma dedicatória para a sua cara-metade... uma frase, um verso, um poema, enfim mostre o quanto alguém é importante para si...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

SERNANDE JÁ TEM SÍTIO OFICIAL NA INTERNET

Clique na imagem para aceder ao site


A Junta de Freguesia de Sernande inaugurou recentemente a sua página na Internet.

Através do endereço www.sernande.pt é possível aceder a informação diversa sobre a freguesia, assim como algumas actividades.

Esta será uma forma distinta de levar a freguesia de Sernande junto de todos quantos desejam conhecer um pouco mais acerca desta terra, bem como de levar a Junta de Freguesia até casa com maior comodidade.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

IV JANTAR SÓ PARA MULHERES - 8 DE MARÇO NA VILA DA LONGRA

Clique no cartaz para aumentar

Pelo 4º ano consecutivo a vila da Longra acolhe o “Jantar só para Mulheres”, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.


Como já vem a ser habito, este dia deixou de ser como outro qualquer. Desde de 2005, que é proporcionado às mulheres um dia de festa, em que o mais importante é divertir-se e quebrar a rotina. Deixando as tarefas domésticas um pouco de parte, neste dia as mulheres acabam por se valorizarem mais.

Esta iniciativa que no início foi uma brincadeira, atingiu proporções inesperadas, sendo que ano passado juntou perto de 1000 mulheres.

Este ano a organização aposta num programa com mais ritmo, e para isso, conta a presença de Iran Costa, que irá apresentar o seu novo show. Também presente e com um reportório mais calmo: Ricardo Oliveira (finalista dos ídolos) que é uma das promessas da música portuguesa.

Durante o jantar, haverá animação com o já conhecido Luís Moreno, um dos entertainer mais conceituados do país (que nos tem vindo a acompanhar), com interpretações dos mais variados artistas, contando ainda com Karaoke. Para o final, reservamos a tão aguardada surpresa.
É de notar, que esta iniciativa de foro cultural tem contado desde sempre com o apoio das Juntas de Freguesia de Pedreira, Rande e de Sernande; daí esta iniciativa ter-se mantido na nossa Vila.

Os bilhetes serão postos à venda na próxima segunda-feira (11/02/2008) nos locais habituais e espera-se que os mesmos esgotem muito rápido.
A Organização
jantardasmulheres@gmail.com

sábado, 9 de fevereiro de 2008

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

CARNAVAL ARRASTA MILHARES DE PESSOAS À VILA DA LONGRA

Video de fotos

Foram muitas as pessoas (cerca de sete mil) que marcaram presença na Vila da Longra, para assistirem aquele que é o maior Carnaval do concelho. Apesar do frio que se fez sentir e de alguma chuva que ainda assustou nesta terça-feira, a alegria do Carnaval invadiu a Vila, como tem vindo a ser costume de há onze anos para cá.

Muitos foram os foliões que participaram no corso carnavalesco. Sendo que este ainda contou com cerca de 15 carros dos quais 3 eram alegóricos, enchendo as ruas desta Vila de animação e muitas trapalhadas.

Confetis, serpentinas, muita cor, diversão e alguma chuva foram alguns dos ingredientes desta edição do Carnaval da Vila da Longra. Onde se destacaram alguns grupos desta terra, como o Grupo de teatro da CPL, com o tema do “Dakar”; o Grupo de Teatro da Pedreira, com o tema do saneamento; os miúdos do hip hop; a Junta de Freguesia da Pedreira, sendo o grupo que mais e melhores críticas apresentou; entre outros.

Este Carnaval terminou com a leitura dos três testamentos (Pedreira, Sernande e Rande), que originou momentos de humor e muita sátira, como tem sido tradicional, onde não faltaram referências ao processo saco azul, bem como, a falta de apoios da Câmara para com as Juntas que compõe a Vila.

Mas, para melhor retratar este Carnaval nada melhor que ver algumas fotos. Em breve apresentamos o video.

Bombos de Amarante

FOLIÕES SEMPRE ANIMADOS

Carro alegórico do grupo de Hip Hop

Grupo de HIP HOP da CPL

"Bill Clinton e o chefe dos €€€"

Miúdagem cheia de alegria

"ASAE bastante tolerante"

Equipa de 1º socorros

O problema do saneamento

Carro de apoio ao "DAKAR"
Motares e restante equipa do "DAKAR"
Um participante do "DAKAR"
"Moínho da Pedreira" " O Fontanário da Longra"

As Damas de Honra
Os jovens Reis do Carnaval da Vila Marcha fúnebre O último adeus

O "S.Sifrónio"

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

NICHO DE RANDE DE NOVO ALVO DE ASSALTO

O Nicho de Rande foi mais uma vez alvo de vandalismo na última madrugada. Ao que se pode apurar, tratou-se de uma tentativa de assalto a caixa de esmolas, mas ao que parece não teve grande sucesso. Uma vez que não conseguiram abrir a porta, forçaram a parte da frente numa tentativa de chegar ás esmolas que aí pudessem estar.
Os prejuízos são materiais, visto que se tinha feito a recolha das esmolas na noite anterior.
Lembre-se que já não é a primeira vez que este Nicho é alvo de tentativas de assalto, sendo que um deles resultou uma situação caricata para o assaltante, que na hora do assalto sentiu-se mal, vindo a ser socorrido pelos bombeiros. Pena que neste não aconteceu o mesmo...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

ASSEMBLEIA GERAL DA CASA DO POVO DA LONGRA – 13 DE FEVEREIRO

O Presidente da Assembleia, Gonçalo Alberto Alves da Costa Magalhães e nos termos dos artigos 32.º e 33.º, ambos dos Estatutos da Associação da Casa do Povo da Longra, convoca todos os associados desta Associação para uma reunião ordinária, a realizar no próximo dia 13 de Fevereiro de 2008, pelas 20,30, com a seguinte ordem de trabalhos:

1- Apresentação, discussão e votação do Relatório de Contas do ano de 2007 e respectivo parecer do Conselho Fiscal;

2- Apresentação, discussão e votação do Plano de Actividades e do Orçamento para o ano de 2008;

3- Outros assuntos de interesse.


Por fim e se à hora marcada não estiveram presentes mais de metade dos associados com direito a voto, a reunião terá lugar uma hora depois, com o número de presentes, conforme o disposto no nº1 do artigo 34º dos referidos Estatutos.



"O NOVIÇO" - 2 DE FEVEREIRO NA PEDREIRA


O Grupo de Teatro da Paróquia de Santa Marinha de Pedreira vai no próximo dia 2 de Fevereiro (sábado), pelas 21H30 no salão Paroquial de Pedreira levar ao palco mais uma vez o seu último trabalho intitulado "O Noviço" de Martins Pena.
Não falte....