sexta-feira, 30 de novembro de 2007

ENTREVISTA DO PADRE MANUEL JOAQUIM AO EXPRESSO DE FELGUEIRAS

Inicialmente previa-se apenas o restauro dos altares, agora a intervenção vai ser mais abrangente

www.expressofelgueiras.com

Desde o final do mês de Outubro que a Igreja de S. Tiago de Rande, com capacidade para cerca de duzentas pessoas, está a ser alvo de obras de beneficiação. O objectivo é “não deixar morrer a igreja” e oferecer condições dignas aos paroquianos, como disse ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS o padre de Rande, Manuel Joaquim.


“Vamos restaurar a igreja para que fique digna, acolhedora e para que as pessoas, filhas da terra, se sintam em casa e possam participar nas celebrações com dignidade, satisfação e alegria e que sintam que valeu a pena o esforço”, disse. Embora, numa primeira fase, a intenção fosse apenas o restauro dos altares, a obra vai agora contemplar também a requalificação das paredes, chão, coro e electricidade.


Tendo em conta as alterações no percurso desta obra, o pároco não revela o orçamento, já que, com o decorrer dos trabalhos, poderá surgir a necessidade de outro tipo de intervenções.


“Quando pensámos na obra, o principal objectivo era restaurar apenas os altares e tínhamos um orçamento para isso. No entanto, ao retirar os altares laterais vimos que era necessário mexer nas paredes, que a electricidade também precisava de ser alterada, já que da forma como estava podia provocar perigo para a comunidade, e, no que se refere ao coro, também estava muito estragado, com pouca segurança, embora, aparentemente, estivesse bonito, a madeira estava muito danificada”, disse.

Apesar de não querer falar no custo final, o padre Manuel Joaquim confessa que a intervenção ficará bastante dispendiosa. As verbas para o arranjo da igreja serão angariadas junto da comunidade, através da realização de várias iniciativas ao longo do ano que não vão incluir peditórios porta-a-porta.

"Neste momento não vamos fazer peditório, já que as pessoas estão a contribuir para as obras da capela mortuária, da responsabilidade de junta de freguesia. Assim, vamos fazer algumas actividades, começando, desde de logo, pelo cantar de reis, uma iniciativa habitual na paróquia.

Eu e a comissão fabriqueira temos consciência de que o dinheiro angariado não será suficiente, mas vai ser uma grande ajuda, se as pessoas nos receberem com satisfação e agrado”, frisou, acrescentando que acredita na boa-vontade dos paroquianos que têm noção da necessidade desta intervenção.

“Embora saiba o peso que vai ser custear estas obras, acredito no bom coração das pessoas, porque vêm à missa e recebem a palavra da partilha e é esta partilha que espero que chegue a cada um dos paroquianos”, lembrou. Inicialmente os trabalhos de restauro na igreja causaram críticas, por parte de alguns, comentários que o padre desvaloriza, já que, na sua opinião, o importante é “viver a fé”. “Tenho consciência que há pessoas que não concordam com esta obra, no entanto é sabido que a decisão central tem de ser tomada sempre por alguém, neste caso pelo responsável da paróquia, foi o que fiz. No entanto, acredito que no final, mesmo os que estão menos receptivos, vão gostar do trabalho, pois o importante é viver a fé dentro da casa de Deus, que é nossa casa”, esclareceu.

Embora esta seja a obra de maior envergadura enquanto pároco de Rande, Manuel Joaquim lembra que, desde Janeiro, altura em que tomou conta dos destinos daquela paróquia, já foram realizadas outras intervenções, nomeadamente na envolvente da igreja e residência paroquial, transformada, agora, em centro paroquial.

Refira-se que as obras deverão ficar concluídas em 2008. Até lá a eucaristia será celebrada no salão paroquial, onde foram criadas as condições para a realização da mesma. A primeira missa no salão, com capacidade para acolher cerca de duas centenas de fiéis, foi celebrada há cerca de três semanas. Segundo o padre, o local estava lotado, o que revela a compreensão por parte dos paroquianos.

“Para surpresa minha, o local provisório onde está a ser celebrada a eucaristia estava cheio, o que me conforta e dá força para continuar”, concluiu.

FONTE: EXPRESSO DE FELGUEIRAS

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

ELUCIDAR FACTOS

Por imperativos inesperados, este local de convívio e de informação, o Blog Vila da Longra, teve de transferir o seu espaço cibernauta. Porque, por artes de não se sabe como, alguém conseguiu ter acesso e anular o original, que tanto interesse estava a despertar e, ao mesmo tempo, parece que começava a incomodar certas pessoas, por se ter de mexer nalgumas feridas.

Percebeu-se que o sucedido não foi obra do acaso, possivelmente na linha de anteriores atitudes e habilidades anónimas. Curiosamente, na mesma altura apareceu um novo blog, em área idêntica. A inveja, de dor de cotovelo e pequenez, tem destas coisas.
Então, foi sem surpresa que vimos aparecer mais um blog na Vila da Longra. E digo sem surpresa, porque, como de mais vezes, o seu autor não trouxe nada de novo a esta terra.

Estranho, noutro prisma e reforçando a conclusão, foi efectivamente que no dia em o mesmo apareceu, um já existente blog, o (anterior) LONGRA.BLOGSPOT.COM foi abusivamente sabotado e posteriormente eliminado por estranhos, como me foi informado pela Google. Não chegando tal abuso, foi ainda violada a minha privacidade, num acto considerado pela lei como crime, pois acederam e usaram indevidamente o meu E-mail pessoal, para fins de conversações com outras pessoas minhas amigas, onde o tema da conversa foi o blog. Por fim, e em desespero por este blog não precisar de ser assinado, foi criado mais um blog, onde outra uma vez usaram o nome de alguém da Longra, para fazerem crer que os ditos blogs pertenciam a mesma pessoa. Mas esqueceram-se que também isso é crime.
Mais ainda, estes ditos "senhores", estão a enganar pessoas enviando e-mails com conteúdos falsos, do longrablog@ sapo.pt
e do viladalongrablog@ gmail.com, e-mails, que nada tem haver com este blog, bem com para além de trazerem vírus, são ainda assinados com um nome falso.

Qual será a motivação destas pessoas?

Por isso, não se admirem se mais dia, menos dia, este blog desaparecer, também, pois já não ficarei surpreendido com gente deste nível. Gente como os falsos “Sr. Lugar da Arrancada” e/ou “Sr. Anitas” são gente perigosa, gente que não olham a meios para atingir fins.

Apesar de tudo isso, este blog continua, agora como VILADALONGRA.BLOGSPOT.COM, com a finalidade e missão de honrar a Longra em todos os sentidos. Como alguém dizia, a pôr tudo e todos a pensar e a falar dos interesses e preocupações da Longra, pois de palavras bonitas estamos nós fartos.

Para terminar, sei que há pessoas responsáveis que lidam com estes “senhores”, mas quero acreditar que os próprios desconheçam todas estas ilegalidades, e possam estar a ser também elas enganadas, pois o contrário seria uma grande decepção, uma vez que são homens responsáveis, não só pelos lugares que ocupam, mas também pelo respeito que têm da população.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

O BLOG DA VILA DA LONGRA ANTECIPA-LHE ALGUNS DOS ARTISTA PARA O ESPECTÁCULO NO DIA 8 NA CASA DO POVO


ALEXANDRE FARIA



ÉLVIO SANTIAGO



MÉLISSA

O Blog da Vila da Longra, antecipa-lhe alguns dos nomes dos artistas que vão participar no espectáculo a realizar no próximo dia 8 de Dezembro, na Casa do Povo da Longra.

Este espectáculo que é organizado pelo Grupo de Acólitos de Rande, conta ainda com teatro, hip hop e de uma tuna de Vila Real.

Lembramos que a receita reverte a favor das obras da Igreja de Rande.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

BOA DISPOSIÇÃO E MUITA ALEGRIA NO MAGUSTO DA PARÓQUIA DE RANDE




Foi com boa disposição e muita alegria, que decorreu mais um Magusto da paróquia de Rande, onde dezenas de pessoas num verdadeiro S. Martinho, se juntaram junto á Igreja para um salutar convívio, apreciando as castanhas assadas que este ano foram oferecidas pela Junta de Freguesia.

Este ano, as quantidades foram reforçadas, tendo sido consumidos cerca de cento e vinte quilos do apreciado fruto. Além das castanhas, do bom vinho tinto e espadal, refrigerantes, houve também muita variedade de sobremesas que adoçaram o bico aos presentes.

O Magusto teve ainda música para ouvir e dançar, o Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo da Longra, foi quem animou a festa que se prolongou pela tarde toda, já perto do fim, uma dupla inédita, Pedro Magalhães e André Coelho deliciaram os presentes com o som das suas concertinas, terminando quando já era noite, que nesta época, chega mais cedo.

domingo, 25 de novembro de 2007

“MEMORIAL HISTÓRICO DE RANDE E ALFOZES DE FELGUEIRAS” 10 ANOS DE EXISTÊNCIA


Faz hoje (25 Novembro) 10 anos, sobre o lançamento do livro monográfico “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras” do historiador Armando Pinto.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

GRUPO DE TEATRO DA LONGRA CONTINUA A DAR PROVAS DO SEU VALOR



Foi com casa quase cheia, que a Associação Cultural e Recreativa de Pias recebeu no passado sábado (17 Novembro), o Grupo de Teatro da Casa do Povo da Longra com a peça "Cama para Outro".

Numa noite de muito frio, o Grupo de Teatro, deliciou o publico presente, com momentos de grande risota e boa disposição, com a comédia “Cama para outro”, uma peça originalmente brasileira, mas que foi adaptada para português e encenada por Ana Sousa Pinto.

Esta foi mais uma magnifica actuação destes Jovens do Grupo de Teatro, que se continua destacar no panorama cultural da Vila da Longra com reconhecimento público mas, que por vezes são ignorados por algumas entidades, ao não lhes dar os devidos apoios. Tornando assim, mais difícil a sua continuidade.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

GRUPO DE TEATRO DA C.P.L MOSTRA O SEU VALOR FORA DE CASA


O Grupo de Teatro da Casa do Povo da Longra, vai apresentar a peça “CAMA PARA OUTRO” na Associação Cultural e Recreativa de Pias, Concelho de Lousada.


“CAMA PARA OUTRO”, trata-se de uma comédia originalmente brasileira, adaptada para português e encenada por Ana Sousa Pinto, que foi estreada com sucesso, no passado dia 9 de Junho, no auditório da Casa do Povo, onde registou casa cheia.


A actuação será no próximo sábado (17 Novembro) pelas 21h30, no auditório da Associação Cultural e Recreativa de Pias, com entrada é livre.

domingo, 11 de novembro de 2007

MAGUSTO DA PARÓQUIA DE RANDE DIA 25 DE NOVEMBRO


Vai decorrer no próximo dia 25 de Novembro o magusto da Paróquia de Rande.Um magusto organizado pela comissão Fabriqueira, que pretende juntar a população numa tarde já tradicionalmente de convívio, de boa disposição e de muita alegria.

Este ano, a Paróquia conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Rande e da Associação Casa do Povo da Longra, a Junta com a oferta das castanhas, ficando a música a cargo da Associação com o Grupo de Cavaquinhos.


A organização também agradece a quem quiser levar algo para no fim adoçar o bico (sobremesa)...

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES NA VILA DA LONGRA COM MUITOS INSCRITOS


O Centro de oportunidades é uma oportunidade para os adultos com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano, possa ver reconhecidas, validadas e certificadas competências que adquiriram ao longo da vida em diferentes contextos.

O referencial de competências-chave para o nível básico, certificação do 4º, 6º e 9º ano, abrange as seguintes áreas de competências-chave: Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Tecnologias de Informação e Comunicação, Cidadania e Empregabilidade.


Aqui na Longra são já cerca de 85 os inscritos (6º e 9ºano) para as Novas Oportunidades. Sendo que neste momento já se encontram 47 em processo, 23 em duas turmas à segunda-feira e 24 à quinta-feira, também em duas turmas. Os restantes inscritos vão ter de aguardar a chamada, até ao final dos que já se encontro em processo.


Já o referencial de competências-chave para o nível secundário, certificação de 12º ano, abrange as seguintes áreas de competências-chave: Cidadania e Profissionalidade; Sociedade, Tecnologia e Ciência; Cultura, Língua e Comunicação.Aqui também já há inscrições (cerca de 20), apesar de as “aulas” só ter início previsto para Janeiro de 2008.


É de notar que uma vez que este nível é mais exigente, visto que se trata de um processo mais individualizado, o mesmo irá decorrer na Escola Profissional de Felgueiras, contrariando assim o que inicialmente estaria previsto, ou seja que o processo do 12º fosse dado também ele na Vila da Longra. Sendo que essa hipótese ainda não foi totalmente afastada, mas como nos foi informado, “é uma hipótese muito pouco viável”.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

II FEIRA DE PRODUTOS TRADICIONAIS DA PEDREIRA MUITO CONCORRIDA





Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo de Acólitos, o Grupo de Jovens e o Grupo de Casais, promoveram mais uma vez a Feira de Produtos tradicionais, assim como o convívio, com o almoço, seguido do tradicional magusto da paróquia.

O dia de Primavera que se fez sentir no domingo (4 de Novembro) levou muitas pessoas à Pedreira para visitar a essa Feira, onde puderam comprar um pouco de tudo desde: cebolas, feijão, galinhas…bem como, o já conhecido bolo com carne, que era confeccionado nos tradicionais fornos a lenha. Regalando assim os apreciadores pois esteve sempre a sair quentinho.

Este evento, foi ainda animado pelo Grupo de Cantares de Sta Marinha da Pedreira.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

JÁ ABRIU "REFLEXOS" - FOTAGRAFIA E VIDEO


FESTA RIJA NO ALMOÇO E MAGUSTO DA PARÓQUIA DE SERNANDE






Decorreu este domingo (dia 4 de Novembro), o almoço convívio, seguido do magusto da Paróquia de Sernande, onde cerca de duas centenas de pessoas se juntaram para uma tarde de confraternização. Segundo os participantes, o evento superou as melhores expectativas. Nada faltou, na ementa constava, arroz a fugir pelo prato fora, panados, carnes grelhadas...sobremesa... e claro, muita castanha acompanhada de bom vinho.E como festa sem música não é festa, não faltou a música ao vivo para animar os presentes que puderam cantar e dançar.No decorrer do evento foi sorteado a rifa que valia uma televisão, sendo que o bilhete premiado pertencia ao Sr. Eloi, que num gesto nobre ofereceu a mesma á D. Quininha (Carioca) por esta não ter televisão em casa.

sábado, 3 de novembro de 2007

GRUPO DA VILA DA LONGRA NO “PREÇO CERTO” DA RTP


Na próxima semana, um grupo de pessoas da Vila da Longra vai-se deslocar a Lisboa para estar presente no concurso da RTP “O Preço Certo”.Carlos Martins foi o bem feitor desta ideia, ao inscrever-se no concurso. Não imaginando ele, que viria mesmo a ser chamado para participar neste conhecido programa, apresentado pelo famoso Fernando Mendes.Deste grupo, apenas um participará como concorrente… restando esperar que a sorte esteja com ele e traga montra final…Sabemos que as gravações são na próxima terça feira (6 Novembro), mas ainda não se sabe o dia em que o programa será transmitido na RTP1.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

ONTEM AS “BRUXAS” PEGARAM NAS SUAS VASSOURAS GASTAS E ENCHERAM O AUDITÓRIO DA CASA DO POVO

NOITE DAS BRUXAS

A FAMOSA SOPA DAS BRUXAS




COM UMA SOPA DESTAS NEM SE SENTIU O FRIO

Ontem o auditório da Casa do povo foi pequeno para tanta gente. Assim ficou provado que afinal a comemoração da noite das bruxas, implantada pelo Grupo de Teatro da Casa do Povo da Longra, já faz mesmo parte por tradição dos eventos tradicionais da Vila da Longra.

Esta iniciativa, que pela primeira vez foi da responsabilidade da Direcção da Casa do Povo, contou com a habitual sopa das Bruxas. Esta foi cozinhada numa panela de três pernas, onde aqui, foi sentido por alguns, a falta do tradicional cozinheiro de serviço. Mas nada que fizessem desanimar os presentes, pois para além da sopa e do bom vinho da terra, foram ainda servidos alguns doces tradicionais, entre os quais, aletria e pão-de-ló.

Depois, deu-se início ao espectáculo. Espectáculo esse que contou com a participação de vários grupos de danças. Presenteando-nos com coreografias para todos os gostos, e ainda com o desfile dos concorrentes para a melhor bruxa da noite. No fim para terminar o espectáculo, foram entregues os prémios ás três melhores Bruxas (1º telemóvel; 2º MP3 ; 3º Pen-drive) bem como foi sorteada a rifa que dava direito a levar uma bicicleta para casa.



POSTADO EM 1 NOVEMBRO EM LONGRA-BLOGSPOT